O Real Madrid anunciou neste sábado (5) que irá doar 1 milhão de euros (R$ 4,2 milhões) em apoio aos imigrantes refugiados que forem acolhidos pela Espanha. Em comunicado oficial, o clube espanhol ressaltou seu "compromisso com a solidariedade" e afirmou que a decisão tem como objetivo ajudar os homens, mulheres e crianças que se viram obrigados a abandonar seus lares para "fugir da guerra e da morte".
Segundo a nota, o presidente do Real, Florentino Pérez, conversou por telefone com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, para falar sobre a doação e outras medidas que o clube colocará em ação para auxiliar na recepção dos refugiados em solo espanhol.
Entre as iniciativas estudadas pela diretoria estão ações voltadas aos imigrantes mais jovens. Para eles, o clube colocaria à disposição algumas de suas instalações e materiais esportivos, como anunciou durante a semana o Bayern de Munique.
O clube alemão, até agora, foi o que estabeleceu o maior número de ações em benefícios dos estrangeiros. Além de doar 1 milhão de euros para a causa dos refugiados, o clube alemão oferecerá comida, aulas de alemão, treinamentos e equipamentos de futebol a crianças e adolescentes.
Já o St. Pauli, também da Alemanha, fará um amistoso contra o Borussia Dortmund em apoio aos imigrantes. Na última rodada do Campeonato Alemão, até as torcidas mais fanáticas de diversos clubes estenderam faixas em apoio aos recém-chegados, com os dizeres "Bem-vindos, refugiados".
http://www.estadao.com.br