Red Bull acusa Mercedes de deslealdade por teste secreto

Gazeta Press
27/05/2013 às 12:53.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:35

A notícia de que a Mercedes realizou um teste na noite do último sábado, para testar os pneus Pirelli, ainda repercutem nos bastidores da Fórmula 1, sobretudo depois da vitória do alemão Nico Rosberg, no Grande Prêmio da Mônaco. O chefe da Red Bull, Christian Horner , fez questão de mostrar sua revolta e acusou a equipe prateada de ter agido de forma desleal.

"O que está errado é que uma equipe, de maneira desleal, testou conscientemente pneus que foram projetados para o campeonato deste ano. Vemos que as regras dos testes são muito claras nos regulamentos desportivos, e quando você entra no campeonato no início do ano, você se inscreve com base nesses regulamentos", reclamou Horner.

O dirigente protestou também contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em virtude do benefício tido pela Mercedes. "Fizemos um protesto porque queremos mais clareza do que qualquer coisa. Falamos muito sobre contenção de custos. Passamos três horas na sexta-feira falando sobre os testes durante a temporada e tentando encontrar uma solução, e aí vemos que uma equipe já fez vários deles", explicou.

Horner ainda reforçou que as demais escuderias não foram avisadas dos testes e só receberam a informação depois que eles já haviam sido realizados. "É incrível que ninguém saiba que um carro atual e com pilotos atuais estava correndo em Barcelona. Os regulamentos são muito claros. São claros sobre o que você pode e o que não pode fazer", ressaltou.

"O consenso é que todas as equipes deveriam ter sido consultadas, e não foram, por uma equipe para realizar testes de pneus num carro atual, com pilotos atuais e num circuito com pneus que estarão no próximo GP", acrescentou o dirigente, que considerou que os testes interferiram no resultado final da corrida em Mônaco. "É difícil acreditar quando a Mercedes afirma que eles não se beneficiaram disso", encerrou.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por