A República Checa garantiu seu lugar nas semifinais da Fed Cup nesta segunda-feira ao derrotar a Espanha por 3 a 2 na série melhor-de-cinco jogos, disputada em Sevilha. Em busca da decisão, as checas terão pela frente a Itália, atual campeã do torneio de equipes.
A vitória sobre as espanholas foi definida somente nesta segunda por causa da chuva. O mau tempo atrapalhou a programação do fim de semana e impediu a disputa de um jogo no sábado e dos três jogos planejados para o domingo. Assim, quatro das cinco partidas do confronto foram realizadas nesta segunda.
No sábado, Carla Suarez Navarro havia colocado a Espanha na frente, ao vencer Barbora Zahlavova Strycova por 2 sets a 0. As checas, porém, reagiram nesta segunda e empataram o duelo, com o triunfo de Klara Zakopalova sobre Maria Teresa Torro por 2 a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/1.
Na sequência, as espanholas retomaram a dianteira do placar quando Suarez Navarro superou Zakopalova por 1/6, 6/3 e 6/3. Mas a República Checa reagiu novamente e buscou a virada com vitórias no último jogo de simples e nas duplas.
Primeiro Lucie Safarova venceu Silvia Soler Espinosa por 4/6, 6/1 e 6/3. Na sequência, Zahlavova Strycova e Andrea Hlavackova bateram Suarez Navarro e Soler Espinosa por 7/6 (9/7) e 6/3, e fecharam a série.
A outra semifinal da Fed Cup terá Alemanha e Austrália. Os confrontos serão realizados nos dias 19 e 20 de abril.
http://www.estadao.com.br