Companheiros de Ferrari entre 2007 e 2009, Felipe Massa e Kimi Raikkonen estão prestes a trocar de lugares na Formula 1. De acordo com informações da revista alemã Auto Motor und Sport, o finlandês já assinou contrato e será anunciado como novo piloto da escuderia italiana nesta semana, no lugar do brasileiro, que iria para a Lotus.
Segundo a publicação, o contrato com Raikkonen foi assinado na última quarta-feira e selou o retorno do finlandês ao time pelo qual conquistou seu único título do Mundial de Pilotos, em 2007. Massa, por sua vez, será comunicado que não terá seu contrato renovado com a Ferrari em uma reunião agendada para esta quarta-feira, com o presidente da escuderia, Luca di Montezemolo, em Maranello, na Itália.
Os motivos para a troca de Massa por Raikkonen, de acordo com o jornal especializado, são os maus resultados do brasileiro, que não vence uma corrida desde o GP do Brasil de 2008, quando amargou o vice-campeonato mundial para o inglês Lewis Hamilton. Além disso, o finlandês é visto como um piloto mais consistente que Felipe, podendo, assim, ajudar na conquista do Mundial de Construtores do ano que vem - que seria facilitado pelo provável enfraquecimento da Red Bull, que terá Daniel Ricciardo no lugar de Mark Webber.
Dispensado no fim de 2009 para dar lugar a Fernando Alonso, Raikkonen retornaria à Ferrari recebendo um salário de 20 milhões de euros anuais (R$ 60,4 milhões), algo bastante próximo ao que é pago ao espanhol, atual piloto número 1 da equipe.
Em entrevista recente, o presidente da Ferrari admitiu interesse no piloto da Lotus e falou sobre Felipe Massa em tom de despedida. "O Kimi é um bom piloto. Para nós, foi uma grande satisfação ele se tornar o primeiro a vencer um Mundial sem Michael . Vamos tomar uma decisão nos próximos dias. Ainda não assinamos com ninguém. Vamos falar com Massa, teremos nossa opinião e vamos decidir", disse.
Caso sua saída da Ferrari seja confirmada, Felipe Massa terá poucas opções para permanecer na maior categoria do automobilismo mundial. Após ter afirmado que não se contentaria em correr por equipes medianas, que fazem apenas papel de coadjuvante no Formula 1, o brasileiro teria apenas um destino a seguir: O inverso ao de Raikkonen. Ele sairia da Ferrari para a Lotus, ocupando a vaga deixada pelo finlandês e formando dupla com o francês Romain Grosjean.