Rio abrirá concorrência para gerir Maracanã na segunda

Tiago Rogero
18/10/2012 às 12:42.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:20

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que vai lançar na segunda-feira o edital para concorrência pública do Maracanã, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, haverá pagamento de outorga "para valer" - e não simbólica, como é no caso do Engenhão - por parte da empresa ou consórcio vencedor, além da exigência de novos investimentos no estádio.

A reforma do Maracanã está atualmente orçada em R$ 859 milhões e prevista para terminar em fevereiro de 2013. Segundo Cabral, o vencedor da licitação deve ser anunciado logo no início do ano. "No mais tardar, em fevereiro ou março. O ideal é que o anúncio seja concomitante com o fim das obras", disse o governador, durante lançamento da pedra fundamental do hotel que receberá jornalistas da imprensa internacional durante a Copa do Mundo de 2014.

A gestão do estádio, no entanto, só deve começar depois da Copa das Confederações. "Pode ser que (a empresa ou consórcio vencedor) assuma antes, faça o início da administração, mas de forma plena só mesmo depois da Copa das Confederações, até porque durante a competição o estádio fica entregue à Fifa", disse.

"Sugiro que várias empresas participem da licitação. O Maracanã é um equipamento que, sobretudo nas mãos do setor privado, pode dar alta rentabilidade. Menos pelo ingresso cobrado e mais pelos atrativos que ele pode oferecer. É assim no mundo inteiro", afirmou o governador.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por