River Plate tropeça, Grêmio fica no quase e Atlético é 1º geral dos grupos na Libertadores

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
26/05/2017 às 00:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:43

O Atlético não entrou em campo nesta semana pela Copa Libertadores, mas a torcida alvinegra torceu, vibrou e secou os jogos, tudo para que o Galo conseguisse defender o posto de melhor campanha da fase de grupos do torneio. E conseguiu. 

Com 13 pontos, 11 gols de saldo e 17 tentos assinalados, a equipe mineira repete o feito da edição de 2013, quando foi campeã, e termina como 1º colocada geral dos grupos. Terá, agora, a vantagem de decidir o segundo jogo do mata-mata em casa, independentemente de quem vier pela frente.

Para terminar em 1º geral, o Galo precisou secar dois principais concorrentes a lhe tomar o topo. Quem tinha mais chance de desbancar o Atlético era o River Plate. Os argentinos precisavam apenas empatar o jogo contra o Independiente Medellín-COL, no Monumental de Núnez. Mas em casa, no dia do aniversário de 116 anos, perdeu surpreendentemente por 2 a 1. 

Então, o secador preto e branco se direcionou para o Grêmio, a segunda principal ameaça. E, por incrível que pareça, o Tricolor esteve bem próximo da meta exata para ultrapassar o Galo. Precisava vencer por sete gols de diferença e ficar a frente do Atlético no saldo de gols. Mas massacrou o Zamora por "apenas" 4 a 0, tendo perdido um pênalti. Um golzinho a mais daria ao campeão da Copa do Brasil o 2º lugar geral.

Outros postulantes a passar a melhor campanha do Galo tinham missões bem "impossíveis". O Botafogo e o Barcelona de Guayaquil disputavam a primeira colocação do Grupo 1. Para ficarem na frente do Atlético, ambos tinha de vencer por 10 a 0. O Fogão perdeu para o Estudiantes (1 a 0) fora de casa, e o mesmo aconteceu com os equatorianos diante do Atlético Nacional de Medellín (3 a 1).

No mesmo grupo do Grêmio, o Guaraní-PAR também tinha a possibilidade de terminar em primeiro lugar e até mesmo no topo do ranking geral, desde que vencesse o Deportivo Iquique, fora de casa, por 9 a 0 (desde que o Grêmio fizesse menos de 7 a 0). Mas os paraguaios ficaram no 0 a 0 com os chilenos.Frederico Ribeiro/Hoje em Dia / N/A

O ranking dos primeiros colocados e segundos colocados, que se enfrenta em sorteio

SORTEIO NAS OITAVAS
A Conmebol mudou o critério de formação das chaves para as oitavas de final. Se em 2013 o Atlético enfrentou o pior classificado em segundo lugar (São Paulo), os confrontos das oitavas de 2017 serão decididos por sorteio livre. A entidade formará dois pontes, sendo que o Pote A terá os classificados em 1º lugar e o Pote B, os classificados em 2º lugar. Assim, o Atlético poderá enfrentar qualquer time que se classificou em 2º lugar, independentemente da campanha. 

As oitavas de final são a única etapa do mata-mata pós-grupos que terão sorteio de confrontos. Das quartas até a final, haverá uma definição dos caminhos do chaveamento. O que a Libertadores precisa elucidar é como será o posicionamento dos confrontos. Isso porque o regulamento NÃO especifica que, por exemplo, o vencedor do duelo "1º lugar geral x qualquer 2º lugar" estará na chave A, que por sua vez enfrentará o vencedor da chave H

Esta dúvida será sanada no dia 14 de junho, quando a Conmebol realizará o sorteio das oitavas na sede da entidade, em Assunção-PAR.Reprodução/Conmebol / N/A

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por