Contando com o apoio de sua torcida, que compareceu em massa ao Maracanãzinho, o RJX entrou em quadra para disputar a tão sonhada vaga na grande decisão da Superliga Masculina de vôlei e, depois de quatro sets bastante equilibrados, o time carioca fez a lição de casa e derrotou o Vivo Minas, com parciais de 29/27, 25/17, 22/25, 27/25. Agora, na briga pelo título da competição, o RJX vai enfrentar o atual campeão Sada Cruzeiro, que eliminou o Sesi nas semifinais, em apenas duas partidas.
O central Lucão, do RJX, levou o troféu VivaVôlei de melhor jogador em quadra e foi fundamental para a classificação do time do Rio de Janeiro. "Fizemos uma reunião e isso foi positivo. Em vez de lamentarmos os erros, ouvimos palavras positivas para levantar o time. Foi uma semana ótima de treinos para chegar com o apoio dessa torcida linda e garantir vaga na final. Precisamos ccorrigir alguns vacilos e descansar para uma semana longa antes de uma final dolorosa", destacou o meio de rede.
O jogo
Jogando no ginásio do Maracanãzinho, RJX e Minas começaram o primeiro set sem deixar o adversário abrir vantagem no placar. Foi somente no final do período que os donos da casa abriram uma folga maior, quando chegaram a ter 19/15 a seu favor. Porém, a equipe mineira não queria saber de facilitar a vida do oponente e, com uma boa sequência de pontos, o Vivo/Minas reagiu e empatou o set em 20/20.
A partir deste momento, as duas equipes não deixaram mais o adversário abrir vantagem no placar até que, com dois pontos consecutivos de Thiago Alves, o RJX anotou 29/27 no primeiro período e largou na frente no jogo decisivo das semifinais.
No segundo set, diferentemente do primeiro, o RJX começou bem e, principalmente por conta da força de seu bloqueio e pelos erros do Minas, a equipe da casa chegou a abrir 8/4. E depois de largar melhor do que os representantes de Minas Gerais no início da parcial, o RJX se manteve mais consistente do que o rival e, fechando o set com 25/17, os comandados do técnico Marcelo Fronckowiak fizeram 2 a 0 e ficaram muito perto da final da Superliga.
No terceiro set, embalado pela vantagem construída, o RJX iniciou o período muito bem e logo abriu uma boa vantagem, chegando a ter 14/10 a seu favor. Porém, o time carioca teve sofreu um verdadeiro ‘apagão’ a partir de então, permitindo que o Minas se animasse e, liderados pelo oposto Filip, que anotou seis pontos na parcial, a equipe visitante fechou o set com 25/22 e se manteve viva.
No quarto set, o Minas novamente veio melhor do que os donos da casa, principalmente depois da vitória na parcial anterior. Os visitantes chegaram a abrir 19/15 e ficaram bem perto do empate, principalmente depois que tiveram 23/21, mas o RJX mostrou que não estava nem um pouco a fim de disputar o quinto set e, na reta final, os cariocas reagiram e, com um bloqueio crucial de Dante, o RJX fechou o último e decisivo set com 27/25 e carimbou sua passagem para a final da Superliga.