Após estrear com vitória na chave de duplas em Xangai, Roger Federer mostrou confiança nesta segunda-feira (7) e disse estar pronto para iniciar sua reação no circuito profissional, principalmente depois da eliminação precoce no US Open. O suíço confirmou que seu maior objetivo agora é obter a vaga no ATP Finals para recobrar o ritmo, já visando 2014.
"Acho que meu jogo está voltando, o que é muito importante. Agora o que eu quero é me manter otimista e trabalhar bastante todos os dias. Esta é a minha mentalidade", declarou Federer, após jogar ao lado do local Ze Zhang, nas duplas - sua estreia na chave de simples só deve acontecer na quarta-feira.
Federer voltou às quadras nesta segunda após a derrota nas oitavas de final do US Open para o espanhol Tommy Robredo. E admitiu estar preocupado com a vaga no ATP Finals, que reunirá os oito melhores tenistas da temporada em Londres, no próximo mês. "É meu objetivo desde o início do ano. Considero o melhor dos melhores torneios e claro que quero fazer parte dele", disse o suíço.
Atual número 7 do mundo, Federer concorre com o compatriota Stanislas Wawrinka e o francês Richard Gasquet pelas últimas vagas no torneio que encerra a temporada. Nesta disputa, ele terá a desvantagem de disputar menos competições até Londres, o que deve aumentar a pressão sobre seu desempenho em Xangai. "É uma motivação extra para mim", admitiu o recordista de títulos no ATP Finals, com seis troféus.
Federer, contudo, deixa claro que a pressão já o incomoda. Ao ser questionado seguidas vezes sobre a possibilidade de perder o torneio, ele reclamou com os jornalistas. "Isso depende de quantas vezes vocês vão me perguntar isso. Se vocês não me perguntarem sobre isso, eu não terei que pensar a respeito. Quanto mais vocês perguntam, mais eu penso nisso e mais claro fica o que eu preciso fazer para conseguir a classificação", rebateu.