Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) apresentaram, nesta quinta-feira, modelos de como serão as cerca de 1.300 medalhas que serão distribuídas no principal evento de inverno do esporte, em fevereiro do ano que vem. No evento, os russos não esconderam o desejo de que boa parte dessas medalhas fiquem no país sede.
"Vamos tentar manter todas essas medalhas na Rússia, especialmente as de ouro", comentou Dmitry Chernyshenko, chefe do Comitê Organizador dos Jogos. "Não vamos fazer uma previsão de medalhas, mas a atmosfera da Olimpíada vai depender do desempenho dos nossos atletas", comentou.
O evento, que contou com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, mostrou medalhas inspiradas no país, com raios de sol refletindo num prisma de montanhas de neve, num desenho repleto de formas triangulares. As medalhas têm 10 milímetros de espessura e 100 de diâmetro.
A Rússia vai tentar reverter o péssimo desempenho dos Jogos de Vancouver/2010, quando faturaram apenas 15 medalhas, pior resultado da sua história. Para tanto, contam com a estreia de 12 novos eventos, incluindo patinação por equipes e snowboard e ski slopestyle.
http://www.estadao.com.br