O russo Sergey Sirotkin andou pela primeira vez com um carro de Fórmula 1, na sexta-feira (27). O jovem, que na próxima temporada deve ser piloto da Sauber no Mundial da categoria, utilizou o modelo do ano passado da escuderia para uma demonstração no Autódromo de Sochi.
No circuito de seu país, que a partir do próximo ano receberá a Fórmula 1, Sirotkin andou apenas em linha reta em um trecho de 700m. Oficialmente, essa foi sua primeira experiência em um veículo da categoria. O russo deve participar de testes com carros antigos nas próximas semanas e assim obter a superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), necessária para competir na F-1.
"Foram meus primeiros metros dentro de um carro de Fórmula 1 e isso é obviamente muito especial, mesmo tendo andado em um trecho pequeno em Sochi. Mesmo assim, pude ter a primeira impressão e foi incrível", disse Sirotkin."Foi divertido andar em frente a uma multidão tão grande, especialmente porque muitos ali eram meus compatriotas".
Sirotkin conta com forte apoio de empresas russas que planejam investir na Sauber e atualmente disputa a temporada da Fórmula Renault 3.5. Para adquirir a superlicença, ele precisa completar 300 quilômetros de experiência com um veículo da F-1 em velocidades e situações similares às de uma corrida.