(FIVB/divulgação)
Os russos do Zenit Kazan conseguiram a esperada revanche e, ao Sada Cruzeiro, vai restar a decisão do bronze no Mundial Interclubes Masculino de Vôlei da Polônia. Se os comandados por Marcelo Méndez conseguiram equilibrar o jogo na primeira parcial, os erros de saque do time mineiro e os problemas para receber as bombas sacadas do outro lado da quadra levaram o adversário a se impor com relativa facilidade: 3 a 0 (25/23, 19/25 e 25/18).
Cruzeiro e Zenit haviam decidido as duas últimas edições da competição, ambas em Betim, com triunfo da equipe estrelada. Desta vez, no entanto, os russos foram implacáveis na primeira fase, vencendo todos os seus jogos sem ceder sets, situação que se repetiu na semifinal deste sábado, na Tauron Arena de Cracóvia.
A equipe do técnico Vladmir Alekno, campeão olímpico em Londres-2012 diante do Brasil, justificou a força individual de jogadores como o ponteiro cubano León (maior pontuador, com 20 pontos); o oposto norte-americano Anderson e o levantador Butko, capaz de 'arredondar' jogadas com levantamentos precisos mesmo quando o passe chegava ruim às suas mãos.
Pelo lado do Sada, Uriarte fez o que pôde, mas especialmente o oposto Evandro teve dificuldades para pôr os ataques no chão. Os principais pontuadores pelo time estrelado foram os cubanos León (14 pontos) e Simón (12). No fim da segunda parcial, Marcelo Méndez procurou mudar o jogo com a entrada de Cachopa no lugar do argentino, mas o time de Kazan rapidamente se adaptou e manteve a eficiência no bloqueio (oito pontos do fundamento).
O Cruzeiro voltará à quadra neste domingo, às 14h30 (de Brasília), contra o SKRA Belchatow, representante da casa, valendo o degrau mais baixo do pódio. Os poloneses foram superados por 3 a 0 (25/23, 25/23 e 25/23) pelos italianos do Lube Civitanova, que farão a final no jogo de fundo com o Zenit.