O Santa Cruz confirmou a sua presença na final da Série C do Brasileirão. Mesmo sem jogar bem, mas empurrado pela força da torcida, o tricampeão pernambucano bateu o Luverdense, por 2 a 1, no Estádio de Arruda, em Recife, neste domingo no jogo de volta da semifinal.
A final será contra o Sampaio Corrêa, que eliminou o Vila Nova. Os quatro semifinalistas garantiram o acesso para a Série B, em 2014.
O time de Recife entrou em campo em situação confortável, podendo perder por até um gol de diferença, já que havia vencido o duelo de ida por 2 a 0. Acomodado na vantagem, o time não jogou bem, mas acabou garantindo a vaga outra vitória, totalizando seis pontos nas semifinais.
Agora o Santa Cruz vai em busca de seu primeiro título nacional. Como teve melhor campanha na somatória de todas as fases, o time pernambucano terá a vantagem de decidir em casa. Sendo assim, as equipes devem se enfrentar no próximo domingo, em São Luis (MA), e em Recife no dia 1.º de dezembro.
O JOGO - Empolgado pela grande presença de público, o Santa Cruz entrou pensando em dar show. O time marcou em cima e tentou sufocar o adversário no início. Em contra-ataque, Natan arrancou do meio-campo e rolou para Renatinho. O meia invadiu a área sem marcação e tocou por cobertura, na saída do goleiro Gabriel Leite, marcando um belo gol, aos nove minutos.
Enquanto a torcida do Santa Cruz ainda comemora o gol, empolgado pela torcida, o Luverdense deixou tudo igual. Após boa trama, Edinho recebeu pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Samuel chegar no segundo pau e desviar de cabeça para fundo do gol, aos 11 minutos.
Na volta do intervalo, o técnico Vica resolveu abandonar o esquema com apenas um atacante e colocou em campo o xodó da torcida, Flávio Caça-Rato. Os donos da casa mudaram sua postura em campo e conseguiram recuperar a frente do marcador logo aos 7 minutos.
André Dias foi lançado em profundidade, tentou driblar o goleiro Gabriel Leite e foi derrubado. Pênalti. Na cobrança, André Dias deu uma cavadinha e marcou. O gol tranquilizou os donos da casa e afundou de vez as chances da Luverdense na partida.
O time mato-grossense tocava bem a bola, mas não encontrou espaços como na primeira etapa e, praticamente não criou chances de perigo ao goleiro Tiago Cardos. Coube ao Santa então tocar a bola e comemorar a classificação. Muita festa no Arruda, com mais de 30 mil torcedores.
http://www.estadao.com.br