(Carlos Cruz)
Conquistar o título simbólico de campeão do primeiro turno da Série B é uma das metas do América na caminhada em busca do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
Considerando o histórico da competição desde 2006, quando passou a ser disputada no sistema de pontos corridos com 20 clubes, seis das nove equipes que terminaram a primeira metade da Série B no topo da tabela carimbaram, ao fim da temporada, o passaporte para a elite do futebol nacional entre os quatro mais bem colocados.
Palmeiras, Portuguesa, Vasco e Corinthians conseguiram, de quebra, levantar o troféu do campeonato. Por outro lado, Ceará, Criciúma e Coritiba sequer figuraram no G-4 ao término da competição, amargando a permanência da Segundona.
Missão dupla
Para conquistar o título simbólico, o trabalho do Coelho começará ainda nesta sexta-feira (14), antes mesmo de entrar em campo. O América só enfrenta o Botafogo no confronto direto pela 19ª rodada às 16h30 deste sábado (15), no Independência.
Mas, para alcançar a liderança, vai “secar” nesta sexta-feira (14) à noite dois outros concorrentes que figuram no G-4 e também disputam a liderança do turno: o Vitória, que recebe o Santa Cruz às 19h, e o Bahia, que visita o Atlético-GO às 21h30.
A principal torcida dos americanos será contra o Leão, atual líder da Série B, empatado com o Coelho em pontos, mas com vantagem no saldo de gols (veja a tabela na página 36).
“Continua tudo muito embolado, e já estamos no final do turno. Se Deus quiser, ganhando do Botafogo em casa, vamos acabar o turno talvez no primeiro lugar”, destacou o treinador Givanildo Oliveira.
Festa no Horto
Além da liderança e da conquista simbólica, um resultado positivo neste sábado (15) valerá a manutenção da invencibilidade alviverde como mandante na competição.
Para encher o estádio, o clube promove uma promoção até as 17h desta sexta-feira (14), com bilhetes a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além disso, mulher e criança de até 12 anos entram de graça, desde que estejam acompanhadas de um torcedor com ingresso. Neste sábado (15), as entradas custarão o dobro.
Antes da partida, o time feminino do América fará um jogo preliminar contra o Nacional, às 13h30, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O Coelho ainda informou que haverá brindes e sorteios.