Seleção brasileira entrou em campo pela primeira vez há um século

Alexandre Simões - Hoje em Dia
21/07/2014 às 07:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:27
 (CBF)

(CBF)

Menos de 15 dias depois de sofrer o maior vexame da sua história – a goleada de 7 a 1 para a Alemanha, no último dia 8, no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo –, a Seleção Brasileira completa 100 anos. Foi na tarde de 21 de julho de 1914, com uma equipe formada apenas por atletas de times cariocas e paulistas, que entrou em campo pela primeira vez o time que se tornaria a maior marca de uma nação. O adversário foi o Exeter City, da Inglaterra, derrotado por 2 a 0 em amistoso disputado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Apesar de aquela que é considerada a primeira partida oficial de futebol no Brasil ter sido jogada quase duas décadas antes, em abril de 1895, na Várzea do Carmo, em São Paulo, e de o Campeonato Paulista ser disputado desde 1902, e o Carioca desde 1906, a organização do esporte em nível nacional ainda engatinhava em 1914.

A Confederação Brasileiras de Desportos (CBD) não tinha sido fundada, o que só aconteceu em dezembro de 1906. A entidade que representava o esporte era a Federação Brasileira de Sports, criada para tentar permitir a participação do Brasil na Olimpíada de Berlim, em 1916, mas sem sucesso, pois nossa estreia nos Jogos foi só em 1920, em Antuérpia.

Desde 1906, clubes e combinados estrangeiros excursionavam pelo Brasil, enfrentando sempre clubes ou combinados regionais ou de jogadores estrangeiros que atuavam por aqui. Essa história começou com uma goleada de 6 a 0 do South Africa F. C. sobre uma seleção paulista, em 31 de julho de 1906, no Velódromo, em São Paulo.

Depois dos sul-africanos, passaram pelo Brasil times e combinados da Argentina, Uruguai, Chile, Itália, Portugal e Inglaterra.

Naquele julho de 1914, o Exeter City, time que jogava a terceira divisão da Inglaterra, tinha três amistosos programados para o Brasil, depois de iniciar o giro pela América do Sul com uma excursão pela Argentina.

Antes de encarar a primeira Seleção Brasileira formada na história, o Exeter City bateu por 3 a 0 um combinado formado por jogadores estrangeiros que atuavam em clubes do Rio de Janeiro, e fez 5 a 3 numa seleção carioca.
 
Partida marcada por truculência e até abandono de campo

A primeira Seleção Brasileira formada na história era um combinado Rio-São Paulo, pois era um time de cariocas reforçado pelos quatro principais jogadores paulistas na época: Sylvio Lagreca (São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Friedenreich e Formiga (Ypiranga).

O comportamento do Exeter City no confronto chamou muita atenção do público e da imprensa.
 
Friedenreich precisou de atendimento médico após perder dois dentes numa disputa com inglês (Foto: CBF/Arquivo)


O livro “Todos os jogos do Brasil”, de Ivan Soter, André Fontenelle, Mario Levi Schwartz, Dennis Woods e Valmir Storti, lançado pela Editora Abril, em 2006, relata parte de um depoimento de Sylvio Lagreca ao jornalista Tomás Mazzoni.

“Apesar de quase matarem Rubens, com charges violentas, e de derrubarem brutalmente nosso grande Friedenreich, que até perdera uns dentes, nada conseguiram na vantagem”, relatou um dos treinadores brasileiros no primeiro confronto da Seleção.

Outra atitude também foi destacada por ele: “Quando os ingleses estavam em inferioridade de gols, e ante nossa bravura, quatro deles – o centro-médio, um dos zagueiros e dois avantes – em momento de mais entusiasmo da assistência, deixaram o campo! Imediatamente chamei a atenção de Rubens e de Robinson, este juiz da prova, para o que se passava. Robinson parou o jogo, e nós, paulistas, fomos em busca dos desertores. ‘Vocês voltam para os seus postos ou o jogo será suspenso’. Dissemo-lhes. Em vista de nossa decisão, que os podia prejudicar no ‘ajuste de contas’, retornaram ao campo”.

Estava iniciada a história da Seleção Brasileira. Embora a partida contra o Exeter City não seja oficial, pois não tratava-se de duas equipes nacionais, ela foi fundamental para que um mês depois o Brasil embarcasse para Buenos Aires, onde em setembro de 1914 encarou a Argentina por duas vezes.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por