(Lucas Figueiredo/CBF)
“E a Seleção Brasileira vence a segunda partida seguida pela Copa América”. Você se recorda quando foi a última vez que leu ou ouviu essa frase? Pois é, faz tempo, não é? Tem mais de uma década, mais precisamente em 2007 quando levou a melhor sobre Chile (3 a 0) e Equador (1 a 0).
Na verdade, foi uma trinca de vitórias. Àqueles dois resultados, somam-se outro triunfo em cima do Chile, por 6 a 1, na mesma edição, que teve como campeão o combinado verde-amarelo, então comandado por Dunga.
De lá para cá, a Seleção não mais conseguiu emplacar uma dobradinha vitoriosa. Depois de comemorar um triunfo, amargava, logo em seguida, um empate ou mesmo uma derrota – e, por suposto, algumas eliminações no torneio.
Na edição deste ano, realizada em solo tupiniquim, não vem sendo diferente. Após estrear com a goleada por 3 a 0 sobre a Bolívia, sob vaias, no Morumbi, o time ficou no 0 a 0 com a Venezuela, na Fonte Nova, tendo que ouvir parte de sua torcida gritando “Olé!” quando ao adversário pegava na bola.
Ao fim da partida dessa terça-feira (18), o técnico Tite prometeu que sua equipe ainda vai evoluir – algo que, pelo visto, não acontece desde 2007, em termos de resultados e sob a tutela de outros treinadores.
“É o processo de evolução da equipe, que não teve a criatividade que buscamos. Temos que trabalhar melhor a bola para depois encontrar o passe vertical. E a finalização, principalmente de média distância, tem que melhorar”, ressaltou o comandante brasileiro.
O próximo embate da Seleção é neste sábado (22), às 16h, na Arena Corinthians, em Itaquera, contra o Peru, em jogo que vale a liderança da chave A da Copa América e fecha a participação do time na fase de grupos.
Confira o retrospecto da Seleção Brasileira na Copa América desde a última vez que emplacou uma série de vitórias
2007
Brasil 3 x 0 Chile (fase de grupos)
Brasil 1 x 0 Equador (fase de grupos)
Brasil 6 a 1 Chile (quartas de final)
Brasil 2 x 2 Uruguai (semifinal)
Brasil 3 x 0 Argentina (final)
2011
Brasil 0 x 0 Venezuela (fase de grupos)
Brasil 2 x 2 Paraguai (fase de grupos)
Brasil 4 x 2 Equador (fase de grupos)
Brasil 0 x 0 Paraguai (quartas de final)
2015
Brasil 2 x 1 Peru (fase de grupos)
Brasil 0 x 1 Colômbia (fase de grupos)
Brasil 2 x 1 Venezuela (fase de grupos)
Brasil 1 x 1 Paraguai (quartas de final)
2016
Brasil 0 x 0 Equador (fase de grupos)
Brasil 7 x 1 Haiti (fase de grupos)
Brasil 0 x 1 Peru (fase de grupos)
2019
Brasil 3 x 0 Bolívia (fase de grupos)
Brasil 0 x 0 Venezuela (fase de grupos)