Seleção vestirá camisa especial no duelo contra a Suécia

Wallace Graciano
13/08/2012 às 16:07.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:25
 (Divulgação/Nike)

(Divulgação/Nike)

Sem tempo para lamentar a perda da medalha de ouro olímpica, a Seleção Brasileira entrará em campo na próxima quarta-feira (15), às 15h45 (horário de Brasília) quando enfrentará o selecionado sueco, no estádio Rasunda. Para quem gosta de um tempero nostálgico, esse não será apenas mais um mero amistoso. Na data, o time Canarinho fará sua última partida no lendário estádio, palco da  final da Copa do Mundo de 1958, contra a mesma Suécia. E para comemorar o feito, a fornecedora de material esportivo resolveu criar um uniforme idêntico ao utilizado naquela partida. A camisa leva um forte tom de azul com o símbolo da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) no lado esquerdo do peito.

Para tristeza dos colecionadores de plantão, o uniforme foi produzido em escala especial e nãos erá posto à venda. Naquele 29 de junho de 1958, o Brasil enfrentaria a Suécia que tinha a mesma camisa amarela da seleção canarinha. Contam os cronistas da época que a direção da Seleção teve de correr para providenciar a camisa azul com que o time tupiniquim venceria os donos da casa por 5 a 2.

Além da vitória, vários fatores tornaram essa camisa emblemática. Foi com ela que o mundo tomou conhecimento de um garoto que usava a camisa 10 e que se tornaria o maior praticante do esporte bretão. Com a mesma tonalidade de fardamento no peito, o capitão Belini "improvisou" o gesto que se eternizaria em todas as Copas do Mundo. Atendendo aos gritos dos fotógrafos, levantou a Jules Rimet e seu gesto foi imitado a partir dali por todos os capitães até 2010.

Com a camisa histórica, a Seleção Brasileira enfrentará a Suécia no Rasunda, que será demolido depois de um jogo festivo e em que os protagonistas daquela final serão homenageados. Estarão em campo os campeões mundiais Pelé (10), Mazzola (18), Zito (19) e Pepe (22).

Confira vídeo da épica final entre as seleções:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por