Sem fumaça! Na Copa do Mundo antitabagismo, Sóchi vai além e é proibido fumar até na rua

Frederico Ribeiro
Enviado Especial à Rússia
19/06/2018 às 08:20.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49
 (Frederico Ribeiro/Hoje em Dia)

(Frederico Ribeiro/Hoje em Dia)

SÓCHI (Rússia) - O torcedor russo urina em um grande vaso de planta na rampa de saída do Parque Olímpico de Sóchi. Já passaram das 23h de um jogo (Bélgica x Panamá) que terminou às 20h. Trocando passos, solução, misturando inglês com russo, ele ainda dá conta de carregar a bandeira do país às costas. Quando é interpelado por um policial, não tem problemas pelo estado etílico. Se estivesse fumando...

Quando se acessa a área do Estádio Fisht, um dos 12 que abriga jogos na Copa do Mundo de 2018, o torcedor é logo avisado pelo sistema de som local: "É proibido fumar em qualquer lugar público de Sóchi. Esperamos a sua compreensão". Lei antitabagismo não é exclusiva do balneário, afinal há uma lei federal na

Rússia desde 2013. Mas a cidade litorânea vai além das regras impostas por Putin. A lei assinada pelo presidente russo fala de locais públicos como restaurante, centros de saúde, escolas, universidades, prédios do governo, parques infantis, tudo num raio de 15 metros a partir desses locais. Mas no caso de Sóchi, fumar na rua é proibido. Basicamente, o único espaço onde se pode jogar fumaça no ar é na própria propriedade.

Nos dias observados em Sóchi, foi possível notar somente estrangeiros fumando, principalmente entre jornalistas. O ato é passivo de multa pela polícia, assim como atravessar as vias em local não específico - existem passarrelas subterrâneas por toda parte.

D10S NÃO SEGUE REGRAS
A questão do fumo na Rússia levou saia-justa em relação à Diego Maradona. Presente no jogo Argentina 1x1 Islândia, na primeira rodada, o maior jogador do país hermano não se fez de rogado ao acender um belo charuto.

Foi criticado por quebrar a lei federal de Putin. Mas se reconciliou: "Sinceramente, eu não sabia que não podia fumar. Peço desculpas às pessoas e à organização", afirmou Don Diego, diante também do apoio da FIFA em coibir o cigarro e afins na "Copa do Mundo 2018 sem tabagismo".

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por