Sem Usain Bolt, Diamond League volta nesta quinta-feira com etapa na Suíça

Estadão Conteúdo
25/08/2016 às 08:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:32
 (Jewel SAMAD/AFP)

(Jewel SAMAD/AFP)

Se o maior velocista de todos os tempos Usain Bolt está vivendo intensamente as suas férias, após os Jogos Olímpicos do Rio, muitos atletas mal tiveram um período de descanso e já darão sequência às carreiras em novas competições. Parte deles participará a partir desta quinta-feira da Diamond League, maior competição de atletismo no mundo, desta vez em Lausanne, na Suíça.

Com a ausência do maior nome do atletismo recente, o primeiro evento após a Olimpíada desperta menos atenção do que pretendiam os organizadores, mesmo com as provas ocorrendo em uma das mais tradicionais cidades da Europa para esportes - onde inclusive está localizada a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Pelo menos 30 atletas que foram medalhistas no Rio vão participar - nove deles ganharam ouro nos Jogos. Contudo, existem muitas entradas disponíveis - são 14 mil lugares para o público no total. Para o diretor da etapa suíça da Diamond League, Jacky Delapierre, a ausência do velocista jamaicano será sentida. Mas trata-se de uma fase de transição.

"Nós precisamos estar preparados para o futuro sem o Bolt", afirmou Delapierre, que trabalha no evento há 40 anos. "Nós estamos no final de um ciclo agora. Você pode ter uma competição sem ele. É preciso vender o show, existem novos atletas. Mesmo sem Usain, o atletismo tem um grande futuro. Não precisamos esperar por mais um ano com ele", destacou.

Uma das estrelas do evento será o jamaicano Omar McLeod. Medalhista de ouro na prova dos 110 metros com barreiras, o jovem de apenas 22 anos chamou a responsabilidade para si ao melhor estilo Bolt de ser. "Tenho absoluta certeza de que o esporte não irá morrer quando ele for embora", afirmou o atleta. "O povo paga para ver personalidade, para ver tempos rápidos. Tenho certeza que vários atletas irão ocupar o seu lugar, principalmente nos sprints (provas rápidas, de arrancadas)", projetou.

Depois de Lausanne, quando serão disputadas 16 provas, a Diamond League segue para Paris, na França, neste sábado.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por