(Frank Martins/Hoje em Dia)
Mesmo passados 21 anos da morte de Ayrton Senna, a história de vida e a trajetória profissional de um dos maiores pilotos da história da F1 continua a atrair a atenção dos saudosos fãs, que acordavam cedo nas manhãs de domingo para acompanhar os GPs e, particularmente, os espetáculos muitas vezes proporcionados por Senna. E também da nova geração, que não teve a chance de acompanhar as atuações do brasileiro mundo afora.
Pela primeira vez em Belo Horizonte, a mostra itinerante Senna Emotion abre nesta quinta (18) as portas ao público e segue na capital mineira até 19 de julho, no BH Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingo, das 13h às 22h. A entrada é gratuita.
Veja a galeria de fotos de alguns itens expostos no BH Shopping:
“As atrações são bem interativas, proporcionam uma experiência lúdica aos fãs e informação para gerações mais novas que não acompanharam a trajetória do Ayrton”, afirma a diretora de branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão Bianca Senna.
São muitos objetos pessoais do tricampeão, como o primeiro kart e capacete; a luva que mais gostava de usar nas corridas; os clássicos e marcantes par de óculos; o monitor cardíaco usado durante os treinos com o preparador físico Nuno Cobra; e a camisa utilizada em 1994 quando Senna deu o pontapé inicial na partida entre o Paris Saint Germain e a seleção brasileira antes da Copa do Mundo daquele ano. Todos devidamente explicados com projeções e hologramas em uma vitrine interativa.
Explorando os artifícios tecnológicos e polisensoriais, a mostra está dividida em três áreas temáticas, que visam apresentar o estilo de dirigir de Senna, os bastidores da Fórmula 1, as contribuições do piloto ao automobilismo, as principais corridas e vitórias inesquecíveis.
"Quem cuida da curadoria da exposição é a própria Dona Neide (mãe do Ayrton). Ela é tão perfeccionista como o filho e sabe do valor que esses itens têm para a família e para os fãs. Existe hoje uma carência de ídolos. Não só como piloto, mas como pessoas. Por isso, as fotos e os objetos aqui expostos mostram um pouco do Senna que não era exibidos pela grande mídia", conta Paola Santilli, responsável pela área de licenciamento de eventos do Instituto Ayrton Senna.
Para visitar sem pressa
Toda a mostra é inspirada na lógica dos ambientes inteligentes, que possuem forte capacidade de criar empatia com o público. Em um dos setores da exposição, há uma mini arquibancada onde são exibidos resumos de cada uma das 41 vitórias de Senna, com imagens de dentro do cockpit, áudio das comunicações do rádio e a vibração de comemoração. Além de vídeos com declarações de grandes pilotos, o documentário SENNA também é exibido na íntegra.
Em um dos setores que promete mais emocionar a todos os visitantes, um carro virtual muda de cor através de projeções e apresenta todas as equipes de Senna passou pela F1.
Assista ao vídeo do carro virtual é atração na exposição Senna Emotion, no BH Shopping:
Outro item que chama a atenção dos visitantes e que deve ser alvo das câmeras de celulares é o troféu do GP Brasil de 91, ganho quando Senna precisou levar a McLaren até o fim apenas com a sexta marcha e depois não conseguia levantar o taça.
Uma das áreas que mais fez sucesso quando passou por São Paulo e Rio, foi justamente a experiência interativa com óculos de realidade "aumentada". Nela o visitante vai dar uma volta em Interlagos, em um vídeo feito em 1986, como se estivesse dentro do carro, ouvindo a narração de Senna explicando onde frear e quais marchas usar.
Veja o depoimento do tricampeão Ayrton Senna:
Serviço Exposição Senna Emotion
Data: de 18 de junho a 19 de julho Local: BH Shopping Valor: Entrada gratuita Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h / domingo das 13h às 22h