(Dirk Pommert/P1/Quick Comunicação)
Teve início oficialmente nesta semana a temporada 2016 do Campeonato Europeu de F3. Na pista de Vallelunga, na Itália, pilotos e equipes tiveram o seu primeiro contato com os carros com que irão competir neste ano, durante os dois primeiros dias de treinos oficiais nesta pré-temporada.
Dando início ao seu segundo ano na competição o piloto belo-horizontino Sérgio Sette Câmara esteve na pista italiana e, além da expectativa de voltar a acelerar um carro de competição o piloto tinha mais um compromisso antes de entrar na pista. Ele apresentou o seu novo carro, macacão e capacete que, à partir de agora, estampam as cores e a marca da maior empresa de bebidas energéticas do mundo, a Red Bull.
O layout do carro, muito semelhante ao utilizado pela equipe Red Bull da Fórmula-1, já deixa clara a ligação e o nível de comprometimento do Red Bull Junior Team com o piloto de Belo Horizonte. A equipe técnica responsável pelo carro, entretanto, será a Motopark Team, mesmo time que o brasileiro competiu em 2015 e conquistou expressivos resultados e pódios em seu primeiro ano no Campeonato Europeu. Seguem apoiando o piloto o Banco Mercantil do Brasil e a CEMIG, que há vários anos, acompanham o competidor em sua carreira.
CARRO APROVADO
Passada a sessão de fotos e respostas aos jornalistas Serginho, que treinou bastante nos simuladores da Red Bull, em Milton Keynes (ING) e da própria Motopark (ALE), sentou em seu cockpit e, por dois intensos dias, teve seu primeiro contato com uma pista de competição em 2016.
Sem a preocupação de estabelecer os melhores tempos no primeiro dia, piloto e equipe trabalharam muito a parte mecânica e aerodinâmica do equipamento buscando, sobretudo, ajustes que poderão ser utilizados no decorrer do ano.
Nesta sexta-feira, então, com os detalhes técnicos mais próximos do ideal, o piloto partiu em busca de seu melhor desempenho na pista. Muito concentrado Sette Câmara deu 39 voltas e, com o tempo de 1m27s765 ficou com a segunda melhor marca do dia. Este tempo, muito elogiado pela equipe, foi apenas 37 milésimos mais lento que o estabelecido pelo piloto mais veloz do dia.
"Sinceramente eu já não via a hora de sentar no meu carro e voltar a acelerar. Desde dezembro eu não sentia esta adrenalina. Estou feliz, mas, acima de tudo muito focado nessa temporada. Os testes de ontem e hoje, pelo menos para o nosso time, foram muito mais voltados para acertos técnicos do equipamento do que, efetivamente, pela busca de tempos. Temos somente mais um dia de testes antes do início da temporada e, com isso, procuramos aproveitar ao máximo possível o tempo de pista aberta para entendermos e prepararmos o carro para a temporada", comentou o piloto de 17 anos.
CONFIRA O CALENDÁRIO OFICIAL DA TEMPORADA
01 - 03 | Abril - Paul Ricard - FRA
22 - 24 | Abril - Hungaroring - HUN
13 - 15 | Maio - Pau - FRA
20 - 22 | May - Red Bull Ring - Spielberg - AUT
24 - 26 | Junho - Norisring - ALE
15 - 17 | Julho - Zandvoort - HOL
28 - 30 | Julho - Spa-Francorchamps - BEL
09 - 11 | Setembro - Nürburgring - ALE
30 Setembro - 02 Outubro - Imola - ITA
14 - 16 | Outubro - Hockenheim - ALE