Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG), recebe de 4 a 6 de setembro a terceira etapa do Sertões MTB Cup 2025, com disputas para bicicletas convencionais e E-Bikes
Ciclistas encaram três dias de prova pelas trilhas do Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG). (Reprodução: Instagram)
O Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG), recebe de quinta-feira (4) a sábado (6) a terceira e decisiva etapa do Sertões MTB Cup 2025, campeonato de mountain bike Maratona (XCM). Ciclistas com bicicletas convencionais e E-Bikes disputam pontos para o título, a vitória em suas categorias e a camisa de líder da temporada.
A competição começa com o Prólogo de 20 km e 1.000 m de variação altimétrica, na quinta-feira. A segunda etapa terá 43 km e 1.700 m de ganho de elevação, exigindo estratégia na gestão do esforço e da bateria das E-Bikes. No sábado, as bicicletas convencionais enfrentarão 47 km (1.700 m de altimetria), enquanto as E-Bikes percorrerão 42 km (1.500 m de desnível). A chegada inclui atrações visuais, como esculturas de ferro reciclado da artista Karen Cusolito, trazidas do festival Burning Man.
Entre as novidades de 2025 está a categoria Turismo (E-Bikes), voltada a participantes que desejam pedalar sem pressão competitiva e explorar os 6 mil hectares do Ibiti Projeto, incluindo cachoeiras, lagos, mirantes, grutas e cânion. Outra atração é a festa de premiação com show de Wilson Sideral e banda, aberta ao público mediante ingresso.
Grandes nomes do mountain bike confirmaram presença na etapa final, incluindo Albert Morgen, Sherman Trezza de Paiva, Hugo Prado Neto, João Paulo Firmino, Lukas Kaufmann, Márcio Ravelli, Miguel Giovannini e Luciano “Kdra” Lancellotti no masculino, e Isabella Ribeiro e Roberta Kelly Stopa no feminino.
Ciclistas encaram a partir desta quinta-feira (4) três dias de prova pelas trilhas do Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG). (Divulgação)
O Sertões MTB Cup surgiu em 2024, após a primeira edição do Sertões MTB Ibitipoca em 2022 e a inclusão de uma prova em Pirenópolis (GO) em 2023. A temporada 2025 começou com o Sertões MTB Mantiqueira, em Campos do Jordão, e seguiu com o Sertões MTB Nova Lima, nas trilhas ao redor da Lagoa dos Ingleses. A realização é do Instituto Sertões.
Segundo Daniel Spolidorio, diretor de prova, "esta será a edição mais desafiadora e completa do Sertões MTB Ibitipoca, com direito a trechos inéditos, como é o caso do segundo dos três dias. As trilhas são maioria no percurso e a altimetria está bem distribuída, mas será necessário ter atenção e estratégia para as subidas. Acredito que os atletas sairão satisfeitos com o que preparamos".
Leia mais