(Alexandre Simões / Hoje em Dia)
Presidida pelo mandatário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, até abril deste ano, a criatividade da Federação Paulista de Futebol (FPF) foi destaque na primeira sessão itinerante do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em Minas Gerais, nesta tarde (15), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG).
Atlético Sorocaba e Comercial, de Ribeirão Preto, que disputaram a Série A 2 do Campeonato Paulista, brigavam contra o rebaixamento no tapetão. E o palco da disputa foi Belo Horizonte.
E tudo culpa de um regulamento equivocado, fruto de quem pretende comandar a renovação do futebol brasileiro.
O regulamento da Série A2 do Paulistão diz em seu artigo 11, que trata da condição de jogo dos atletas, que os jogadores escalados na primeira rodada da competição precisavam ser inscritos até 23 de janeiro.
Logo em seguida, no parágrafo 1º, trata de uma lista que teria de ser encaminhada à FPF com os nomes de atletas inscritos até o dia 29 de janeiro, mas sem tratar d punição no caso de descumprimento dessa norma.
O Atlético Sorocaba jogou a primeira rodada com os atletas registrados no dia 23 de janeiro, mas não enviou a lista pedida a seguir. Primeiro, alegou que havia um problema no servidor da FPF. Depois, o problema passou a ser o servidor do próprio clube.
Terceiro interessado na história, pois se o Atlético Sorocaba fosse punido, evitaria seu rebaixamento, o Comercial participou da sessão. E teve o rebaixamento confirmado no Tapetão, pois o Pleno do STJD entendeu que o erro era do regulamento.
O documento produzido pela entidade comandada por Marco Polo del Nero estava equivocado. O presidente do Tribunal, Caio César Rocha, destacou que o STJD tem como objetivo maior interferir o mínimo possível nos resultados de dentro de campo.
A Justiça Desportiva paulista foi criticada pela morosidade com que tratou o caso, colocando nas mãos do STJD a definição de qual clube seria rebaixado à Série A3.
Dirigentes do Comercial saíram do auditório protestando. Com um livro na mão, um deles fazia a simulação de que estava rasgando o documento. O Atlético Sorocaba segue na Série A2 do Paulistão. Dois cúmplices da produção de um regulamento equivocado.