O Shakhtar Donetsk anunciou nesta quinta-feira, de forma oficial, a contratação do volante Fernando, do Grêmio, por cinco temporadas. O clube ucraniano confirmou que pagará 11 milhões de euros (R$ 31,4 milhões) pelo jogador que faz parte da seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações.
Nascido em Erechim (RS), o atleta de 21 anos só defendeu o time gremista até hoje em sua carreira profissional e também estava na mira do Napoli, da Itália, que acabou desistindo de contratar o brasileiro.
O Grêmio terá direito a 40% do valor adquirido com a transação, pois este é o porcentual dos direitos econômicos que tinha do jogador, que irá para o time ucraniano depois de o clube gaúcho ter apresentado o volante paraguaio Cristian Riveros como reforço, na última terça-feira.
Contando com a confiança de Luiz Felipe Scolari, Fernando já disputou seis partidas com a camisa da seleção brasileira e nos dois últimos amistosos, contra Inglaterra, no Maracanã, e França, na Arena Grêmio, entrou na equipe no decorrer dos confrontos, substituindo primeiro Hulk e depois Oscar.
Após a partida diante dos franceses, Fernando já havia falado em tom de despedida do Grêmio ao comentar o seu futuro depois da Copa das Confederações, na qual o Brasil irá estrear neste sábado, às 16 horas, contra o Japão, em Brasília.
http://www.estadao.com.br