Nesta terça-feira, O Bayern de Munique recebe a Juventus no jogo de ida das quartas de finais da Liga dos Campeões da Europa a partir das 15h45 (horário de Brasília). O duelo põe frente à frente duas das maiores potências do futebol europeu, que somam seis títulos continentais, sendo quatro dos alemães e dois dos italianos.
Os bávaros, atuais vice-campeões europeus, fazem uma das melhores campanhas da história do Campeonato Alemão, com 23 vitórias e uma derrota em 27 jogos. A equipe tem 72 pontos, 20 a mais que o Borussia Dortmund, segundo colocado. Na última rodada, o time de Munique, que já marcou 78 gols no certame, aplicou uma grande
goleada sobre o Hamburgo: 9 a 2.
Para a partida contra os atuais campeões italianos, o técnico Jupp Heynckes terá dois desfalques e dois retornos. Javi Martinez cumpre suspensão e dá lugar ao brasileiro Luiz Gustavo no meio-campo. Na zaga, Boateng, que não enfrentou o Arsenal, e Dante formam a zaga, enquanto Badstuber continua fora, lesionado.
Scweinsteiger, que também não jogou contra os ingleses, retorna ao time.
O treinador alemão admitiu que espera muitas dificuldades e apontou como principais qualidades dos rivais o preparo físico e a movimentação em campo, além do bom entrosamento do time, que mantém a base campeã italiana na última temporada. Contudo, Heynckes afirma estar preparado para o duelo.
"Eu fui para a cama com a Velha Senhora e acordei com ela ao meu lado. Fiz muita pesquisa sobre ela, estudei seus últimos jogos e estou realmente impressionado com o que vi", declarou.
A Juventus também tem números impressionantes na temporada e, depois de conquistar o Italiano de forma invicta em 2011/12, tem tudo para levantar mais um caneco, já que tem nove pontos de vantagem na ponta da competição. Em 30 jogos, são 21 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com destaque para a defesa que sofreu apenas 19 gols e é a menos vazada do torneio.
As preocupações do técnico Antonio Conte estão concentradas no setor ofensivo. Giovinco saiu machucado do derby italiano com a Internazionale, após sofrer um carrinho violento de Cambiasso e Vucinic se recupera de uma gripe. Assim, Matri e Quagliarella devem formar a dupla de ataque bianconera.
Conte aponta os alemães como favoritos, apesar de a Juventus ainda não ter perdido na Liga dos Campeões, mas acredita na força de seu time e nos méritos da equipe em alcançar esta fase.
"Sabemos que não somos favoritos contra o Bayern. Eles são favoritos ao título. Mas nós não estamos aqui por sorte. Estamos muito satisfeitos em voltar às fases finais da Liga dos Campeões depois de muito tempo ", declarou.
A última vez que as equipes se enfrentaram, na temporada 2009/10, o Bayern venceu a Velha Senhora por 4 a 1 e eliminou os italianos ainda na primeira fase da Liga dos Campeões. Porém, na história do confronto, em seis jogos, a Juve leva vantagem com três vitórias contra duas do Bayern e um empate.