Sobrevivente do tsunami em 2004, indonésio vai jogar no Sporting Lisboa

Estadão Conteúdo
03/07/2015 às 07:57.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:45
 (Sporting Lisboa)

(Sporting Lisboa)

Na noite da última quarta-feira (1º), durante a festa de gala promovida anualmente pelo Sporting Lisboa, o anúncio de um novo reforço comoveu o mundo do futebol: trata-se do indonésio Martunis, de 17 anos. Em 2004, após o tsunami que devastou grande parte da costa do Pacífico, ele, à época com apenas sete anos, foi encontrado sozinho em uma ilha vestindo a camisa da seleção portuguesa.

Na tragédia, ele perdeu os pais, teve sua casa destruída e estava sobrevivendo por conta própria em uma praia pantanosa na ilha de Sumatra, a maior da Indonésia. A história do garoto sobrevivente acabou comovendo a própria Federação Portuguesa de Futebol, que no ano seguinte o levou para conhecer os jogadores da seleção e ainda ofereceu um donativo no valor de 40 mil euros (R$ 128,6 mil). Também comovido com a história, o craque Cristiano Ronaldo pagou a reconstrução da casa de Martunis.

Após ter sido encontrado, o garoto revelou de onde tirou forças para sobreviver por três semanas sozinho após a catástrofe: "Eu não fiquei com medo porque ainda queria ficar vivo para encontrar minha família e ser um jogador de futebol". Ele disse que se alimentava de restos de comida que eram trazidos pelas ondas do mar. Martunis já se mostrava fanático por Cristiano Ronaldo, pela seleção portuguesa e pelo Sporting e mal sabia o que aconteceria 11 anos depois.

O garoto passou a adolescência atuando em uma equipe da Indonésia e era conhecido como "Ronaldo indonésio", por sua proximidade com o astro mundial do Real Madrid. Na última quarta-feira ele finalmente teve seu sonho realizado e tornou-se jogador das categorias de base do Sporting. "Estou muito contente por estar no Sporting, que realizou o meu grande sonho", disse em sua apresentação.

O presidente do clube, Bruno de Carvalho, afirmou que o objetivo é formar Martunis como jogador e cidadão. "O Martunis vai estar na Academia, vai trabalhar conosco e vai estar a serviço do Sporting. Vamos trabalhar com ele também no seu desenvolvimento enquanto ser humano e homem". Agora o garoto indonésio vai atrás de outro sonho: ser um profissional.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por