No embalo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o tiro com arco (ou arco e flecha) ganha espaço em Minas Gerais e no país. Prova disso é o recorde de participantes da 39ª edição do Campeonato Brasileiro da modalidade, que, neste ano, reúne 175 arqueiros de 11 estados, no complexo esportivo da Puc Minas, no Coração Eucarístico, a partir desta quarta-feira (13).
A competição, que prossegue até sábado, quando será disputada a final, tem entrada gratuita. O campeonato acontece em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os atletas estão divididos nas categorias recurvo (único tipo de arco permitido em olimpíadas) e composto, para homens e mulheres.
Entre os vários competidores de peso do cenário nacional, participa do evento o mineiro Daniel Xavier, representante brasileiro em Londres-2012. Ele faz parte de um grupo de dez atletas do país – selecionados pelos resultados em várias competições – que, há dois anos, recebem treinamento diferenciado, em Campinas, no interior paulista.
Bancado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), o projeto tem como meta elevar a capacidade técnica dos arqueiros, em nível internacional, contribuindo para que possam obter medalhas na Olimpíada do Rio. Por meio da iniciativa, conhecida por Master Plan, cada competidor recebe uma bolsa, que varia entre R$ 1.500 e R$ 2.500, conforme o desempenho nas competições, e pode se dedicar exclusivamente ao esporte.
Atletas como Xavier, de 31 anos, que abandonou temporariamente o curso de Veterinária para se dedicar somente ao tiro com arco, costumam receber, ainda, um valor referente ao Programa Bolsa Atleta, do Governo federal. “São oito horas de trabalho por dia. O treinamento também é específico, e há uma comissão técnica, formada por vários profissionais, como nutricionista e psicólogo, nos apoiando”, explica o mineiro.
Federação
O arco e flecha reúne praticantes de cinco até pouco mais de 70 anos. Em Minas, a federação disponibiliza aos interessados todo o material necessário para a prática do esporte, mediante uma mensalidade.