(Vipcomm)
Após 93 anos de rivalidade, Atlético e Cruzeiro vão se enfrentar pela primeira vez em uma final nacional. Em sorteio realizado nesta quinta-feira (6) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficou firmado que as equipes mineiras vão se confrontar dia 12 no Independência e 26 de novembro no Mineirão. O presidente do Atlético Alexandre Kalil definiu que o jogo do Galo será no Horto e expressou a vontade de jogar com torcida única.
O Atlético chegou à decisão após operar outro milagre no Mineirão. Após ser derrotado por 2 a 0, como no confrnto como o Corinthians, no jogo de ida, o time saiu perdendo na segunda partida e conseguiu reverter o placar para 4 a 1, conquistando a vaga inédita na decisão.
O Cruzeiro foi à Vila Belmiro com a vantagem de 1 a 0 construída no Mineirão, mas rapidamente sofreu o primeiro gol. O time virou para o segundo tempo perdendo por 2 a 1, chegou a estar perdendo por dois gols de diferença, resultado que o eliminaria da competição, e conseugiu o empate em 3 a 3.
Momentos históricos
Na Copa do Brasil de 2000, quase aconteceu uma final mineira. Os dois chegaram às semifinais, mas apenas o Cruzeiro foi à decisão. Eliminou o Santose o Atlético caiu para o São Paulo.
Em 1987, na Copa União, aconteceu algo parecido. Os dois chegaram às semifinais e abriram a possibilidade de uma decisão mineira. Mas ambos foram eliminados: o Galo pelo Flamengo, a Raposa pelo Inter.
Já ocorreram cinco clássicos entre os clubes em 2014. No Campeonato Mineiro, houve três empates por 0 a 0 – o Cruzeiro foi campeão por ter melhor campanha. No Brasileirão, o Atlético venceu as duas: 2 a 1 e 3 a 2.
Atenção dividida
Antes de pensar na final inédita, o Galo terá pela frente o Palmeiras, sábado (8), às 19h30 no Pacaembu e o Cruzeiro vai encarar o Criciúma no domingo (9) no mesmo horário. Os jogos são válidos pela 33ª rodda do Brasileirão.