Sul-Americano começa nesta quarta com três favoritos

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
19/02/2014 às 09:34.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:07

Dos oito participantes do Campeonato Sul-Americano de Clubes, que começa hoje e vai até domingo, na Arena JK, três times já sentiram o gostinho de conquistar o título da chamada “Libertadores do vôlei”: Vivo/Minas, Sada/Cruzeiro e o argentino UPCN. São justamente eles os favoritos para ficar com o troféu dessa 35ª edição do torneio, que dá vaga para o Mundial. A entrada é gratuita para todos os jogos e estará disponível na bilheteria do ginásio, a partir das 14h.

Dono da casa, o Minas foi campeão continental em três oportunidades, 1984, 1985 e 1999. A equipe abre a campanha às 19h30, contra o Club ADO, do Chile. Apesar da ótima fase que atravessam na temporada, os jogadores preferem deixar a pressão para o rival mineiro. “Estamos muito bem preparados, até mesmo pelo momento pelo qual o time passa. Vamos em busca da vaga no Mundial, mas não como favorito, apesar de jogar em casa. O Cruzeiro é o favorito, por ser o atual campeão mundial”, avalia o ponteiro Maurício.

O Cruzeiro, por sua vez, vencedor do Sul-Americano em 2012, estreia contra o Nacional, do Uruguai, às 17h. E aceita ser considerado o grande candidato a ficar com a taça. “Com esse ar de Libertadores, trazer para o clube mais um título como esse é muito bom. É um campeonato especial para o torcedor cruzeirense. Nosso grupo tem essa filosofia de conquistar títulos”, garante o ponteiro Filipe.

Mas Maurício e Filipe concordam que, se alguma equipe pode atrapalhar a provável decisão caseira, ela é o UPCN, atual campeão sul-americano. “Com certeza, é o time que mais oferece perigo tanto para nós, quanto para o Minas. Porém, se ambos jogarmos bem, fica muito complicado para eles surpreenderem novamente”, avalia Filipe.

O UPCN dá a largada na defesa do título no último jogo do dia, contra o Club Universidad La Salle, da Bolívia, às 21h30.

Entrevistas

Ricardo Picinin - técnico do Minas

Qual a sua expectativa para o Sul-Americano?
Será minha primeira competição à frente da equipe. Sabemos da importância do torneio, que dá vaga para o Mundial. Vamos entrar com tudo, com moral e confiança, graças às atuações nas últimas partidas.

No ano passado, o Minas foi surpreendido pelo UPCN, na final. Os jogadores estão “vacinados” dessa vez?
Aprendemos a lição. Não podemos cometer os mesmos erros. Fizemos uma semifinal contra o RJX e enfrentamos o UPCN, que havíamos derrotado tranquilamente na primeira fase. Inconscientemente deu aquela sensação de que estava ganho. Temos que encarar todos com a mesma seriedade.

Marcelo Mendez - técnico do Sada Cruzeiro

Qual a sua expectativa para o Sul-Americano?
Assim como o Minas, também jogaremos em casa. Isso ajuda, afinal é bom ter o apoio da torcida e dos familiares. Além disso, é uma competição importante, que também queremos o título. Nosso objetivo é bem claro: conquistar todos os troféus que disputarmos.

Já estudou os adversários?
Todos conhecem nosso potencial e o do Minas, por sermos daqui. Já o UPCN também não é mais uma surpresa, afinal ganhou o Sul-Americano na temporada passada e disputou o Mundial. No segundo degrau, tem o Boca Juniors. Depois acho que o Club ADO é o mais forte, já que tem parte da seleção juvenil do Chile.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por