O mesmo aconteceu no Corinthians, último trabalho do treinador no Brasil
Cuca é o novo treinador do Athletico-PR (Reprodução/ Athletico-PR)
Ex-treinador do Atlético, Cuca é o novo treinador do Athletico-PR. O Furacão anunciou a contratação do técnico nesta segunda-feira (4). O último trabalho do treinador foi em abril de 2023, no Corinthians, onde ficou por apenas dois jogos, devido a grande pressão da torcida por conta de supostamente ter mantido relações sexuais com uma menor de idade em 1987, na Suíça, quando Cuca ainda era jogador do Grêmio.
Após o anúncio do treinador, alguns torcedores do Athletico-PR manifestaram a indignação com a diretoria nesta segunda-feira (4). Por meio das redes sociais, diversos athleticanos relembraram uma campanha do clube, em novembro de 2020, de apoio à modelo Mari Ferrer.
Em dezembro de 2018, a blogueira acusou o empresário André de Camargo Aranha de tê-la abusado sexualmente em uma boate de Florianópolis, em Santa Catarina. Após muita repercusão, o caso foi encerrado com o réu inocentado por falta de provas.
Na época, o Furacão fez uma publicação de apoio à mulher no X, antigo Twitter, e foi muito elogiado pela torcida. “Estupro culposo não existe! Estupro é estupro. O Athletico e as Gurias Furacão repudiam todas as formas de violência contra a mulher. Disque 180! Denuncie!”, dizia a publicação.
Sentença anulada
Após a saída do Timão, o comandante contratou advogados para atuar em sua defesa no país europeu. Em 3 de janeiro deste ano, o Tribunal de Berna anulou a sentença de Cuca por conta de irregularidades identificadas no julgamento. Contudo, vale ressaltar que a Justiça Suíça não inocenta o treinador, apenas extingue o processo contra ele, sem entrar no mérito de culpa ou inocência.
Agora, quase um ano depois da saída do Corinthians, Cuca será o treinador do Furacão em 2024. De acordo com o clube, os auxiliares técnicos Cuquinha e Daniel Cerqueira vão compor a nova comissão técnica athleticana.
História de Cuca no Atlético
Cuca coleciona diversos títulos pelo Galo. Em 2021, fez parte do triplete alvinegro, com as taças do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Antes, ele já havia conquistado bi do Estadual (2012 e 2013) e a Copa Libertadores, em 2013.
Somando as três passagens pelo Atlético, o treinador acumula foram 245 partidas, 135 vitórias, 55 empates e 55 derrotas. Ele é o quarto treinador com mais jogos na história do Galo, atrás apenas de Telê Santana (434), Procópio Cardozo (328) e Levir Culpi (320).
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais