(Eugênio Moraes)
A taça de campeão do Mundo, um dos objetos mais cobiçados e que desperta emoções e paixões por onde passa, chegou a Belo Horizonte nesta segunda-feira (28). Ela fica em exposição até a terça no Shopping Del Rey, na av. Presidente Carlos Luz, 3001 bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte. Para chegar perto do objeto de desejo, basta juntar quatro tampinhas do refrigerante patrocinador do evento e trocar por um ingresso para duas pessoas.
A taça já passou por 89 países de todos os continentes e chegou ao Brasil na semana passada, no Rio de Janeiro e já esteve em Porto Alegre. Um jato executivo particular e uma equipe especial de segurança ficam por conta ta taça 24 horas por dia. Após sair de BH, ela viajará por outras 23 capitais antes de chegar a São Paulo, palco da abertura do torneio em junho.
Desde o início da visitação esta manhã, dezenas de estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e curiosos lotam o stand para ver a taça de pertinho e tirar uma foto gratuita ao lado do objeto que mexe com a imaginação de milhões de pessoas nos quatro cantos do planeta. Nem é preciso se preocupar em levar a câmera, porque existe todo uma equipe por trás que faz a foto e entrega a lembrança em questão de segundos.
"É muito emocionante. Estou mais perto da taça do que muito jogador vai ficar", disse o estudante Pedro Rodrigues, de 26 anos.
Campeão com a Seleção Brasileira 2002, o volante Gilberto Silva participou da abertura da exposição, assim como o Secretário de Esportes, Thiago Lacerda. Somente campeões do Mundo e chefes de Estado podem tocar na taça. Depois de tirar a flanela que a cobria, exatamente às 8h37, o ex-jogador do Galo beijou e ergueu o troféu.
"Está sendo um reencontro emocionante. Desde a época da conquista da Copa que eu não o via. Espero que ela fique por aqui", brincou o volante, que está sem clube.
Colocada em um espaço com 4 mil metros quadrados, a taça mede 36,8 centímetro e pesa 6,175 quilos de ouro maciço. Na parte inferior está gravado o nome de todos os campeões mundiais desde a Copa de 1974, quando esta taça foi criada. O troféu é entregue ao campeão mundial no último dia da Copa do Mundo. Logo depois ela retorna para a sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, e o país campeão recebe uma réplica folheada em ouro.
Atualizada às 12 horas