(AFC)
O Guangzhou Evergrande, do ex-cruzeirense Ricardo Goulart, conquistou o segundo título continental em três anos ao vencer o Al Ahli por 1 a 0, neste sábado (21), na final da Liga dos Campeões Asiática. Além do caneco, a equipe garantiu vaga para o Mundial de Clubes. O também ex-celeste Everton Ribeiro amargou o vice-campeonato.
Goulart foi eleito melhor jogador da competição. Ele ganhou um troféu individual e premiação em dinheiro. O time dele é comandado pelo treinador Luiz Felipe Scolari e ainda conta os brasileiros Elkeson e Paulinho e Robinho. O ex-santista, no entanto, faz parte do elenco do clube, mas não foi inscrito no torneio continental.
O gol que garantiu a taça foi do ex-Botafogo Elkeson. Aos 9 minutos do segundo tempo, ele anotou um golaço . O atacante já tinha sido o herói da semifinal, ao balançar as redes duas vezes contra o FC Seoul.
Emocionado com a conquista, Elkeson elogiou o grupo, agradeceu ao técnico Felipão, e lembrou da volta por cima que deu, após ficar afastado dos gramados por quatro meses. O camisa 9 se tornou o único brasileiro a conquistar a competição por duas vezes, além de se isolar na artilharia da história do clube, com 79 gols.
“Esse título é muito especial. Esse ano fiquei quatro meses afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular. Me esforcei muito no tratamento para conseguir voltar nessa reta final. Agradeço a confiança do Felipão, que sempre me deu muito apoio. Graças a Deus pude retribuir com o gol do título, sem dúvidas, um dos mais importantes da minha carreira. O time todo está de parabéns. Fizemos um ótimo trabalho. Agora, vamos em busca de um bom resultado no Mundial”, disse".
Felipão também falou sobre a conquista. "Para ser um vencedor, você nunca pode se dar como vencido. Meu primeiro objetivo é o Mundial de Clubes. Porque não? Tenho uma grande equipe, e grandes jogadores. Podemos realizar este sonho", completou Felipão. No Mundial, o treinador voltará ao Japão, onde levou o Brasil ao pentacampeonato em 2002.
O Guangzhou fará a estreia nas quartas de final, em 13 de dezembro contra o América, do México, com a possibilidade de enfrentar o grande Barcelona na semi.