O acesso à Série A, conquistado na noite de terça-feira (4), virou festa nas ruas de Joinville nesta quarta-feira. Nesta manhã, milhares de torcedores recepcionaram o elenco do time, que desfilou em um carro de Corpo de Bombeiros pela cidade no norte de Santa Catarina.
O clima de festa contagiou a todos os presentes. Afinal, já fazia 28 anos que o JEC não disputava a elite nacional. A última vez que o time catarinense disputou a principal divisão do futebol brasileiro foi em 1986 - excluindo as participações na Copa União, em 1987, e na Copa João Havelange, em 2000.
Desde então, o Joinville passou a maior parte do tempo disputando a Série B. Foram 15 edições. O time ainda disputou a Série C por seis vezes. Em 2010, chegou até mesmo a disputar a Série D. No entanto, os anos mais críticos aconteceram em 2008 e 2009, quando sequer se classificou para uma divisão nacional.
Os 66 pontos somados, após a vitória sobre o Sampaio Corrêa, por 2 a 1, na terça, levou o time à liderança isolada e garantiram a volta à elite. Agora, o foco deve ser a briga pelo título com a Ponte Preta, que som 64 pontos e ainda jogará contra o Bragantino, nesta 34ª rodada.
Curiosamente, a equipe de Campinas é o próximo adversário do JEC. Os dois times vão se enfrentar no dia 15 de novembro, em Santa Catarina.
http://www.estadao.com.br