(Luiz Costa)
Engajado na luta contra o preconceito, o volante Tinga, do Cruzeiro, aproveitou o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), para prestar a sua homenagem a Nelson Mandela, o mais importante líder da África Negra, presidente da África do Sul de 1994 a 1999 e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, morto em 5 de dezembro do ano passado.
"No dia de hoje é fundamental lembrar aquele que lutou pela igualdade em todas as raças e classes. Salve Mandela! #ConscienciaNegra #SalveMandela #LutePelaIgualdade", escreveu Tinga em sua conta no Instagram, postando uma foto de Mandela.
O jogador do Cruzeiro usa como nome de conta "Tinga chutando o preconceito", campanha que faz nas redes sociais e também em palestras desde que foi alvo de preconceito no jogo da Libertadores, em 12 de fevereiro deste ano, no Peru, onde acabou hostilizado pela torcida do Real Garcilaso - que imitava som de macaco toda vez que o atleta tocava na bola em campo.
Pelo incidente, o clube peruano foi condenado pela Conmebol a pagar US$ 12 mil de multa, medida considerada branda por Tinga. O fato o mobilizou ainda mais a levantar a bandeira contra o preconceito.