(Divulgação)
O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) aplicou uma punição para o Coritiba e o Athletico-PR inusitada para o futebol brasileiro. Apenas mulheres e crianças de até 12 anos poderão acompanhar os jogos nas arquibancadas. O acesso ao estádio será gratuito, com a doação de 1kg de alimento. Essa medida é válida por um jogo, para o Coxa, e por dois jogos, para o Furacão, como mandantes.
O Coritiba vai aplicar a punição no domingo (15), na estreia do paranaense contra o Aruko, às 16h, no Couto Pereira. Já o Athletico terá o Maringá, no dia 21 de janeiro, e o Foz do Iguaçu, no dia 25, para cumprir a decisão do Tribunal. A ideia do TJD é que esse fato possa ser aplicado também em outras federações do país.
A punição foi devido a confusão generalizada entre as duas torcidas no clássico realizado no dia 16 fevereiro do ano passado. O jogo ficou parado por seis minutos e o árbitro Leonardo Ferreira Lima, relatou na súmula o tumulto, com bombas e quebradeiras no local de divisão das torcidas. Foi preciso a intervenção da polícia para apaziguar os ânimos e conter a situação.
Se é novidade em terras brasileiras, na Turquia já teve um caso semelhante. Em 2011, essa também foi a solução encontrada pelo Fenerbahçe para acabar com as recorrentes brigas nas arquibancadas, e que foi bem aceita pela federação local. O resultado: mais de 41 mil pessoas estiveram no estádio Sukru Saracoglu e viram a equipe empatar, por 1 a 1, com o Manisaspor, pelo Campeonato Turco.
Leia mais