Torcedor dá a volta ao mundo rumo ao Mundial

Gláucio Castro - Enviado Especial
16/12/2013 às 07:44.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:49
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

DUBAI – Jantar à luz de velas em pleno deserto ou visita ao edifício mais alto do mundo, com quase um quilômetro de altura. Se sobrar tempo, pode estender o passeio até o maior shopping center do planeta, com 1.200 lojas, a Meca dos consumistas. O sonho de ver o Atlético na disputa inédita do Mundial de Clubes da Fifa está fazendo o atleticano ir, literalmente, para lá de Marrakesh. E põe para lá nisso.

Nas redes sociais, as imagens compartilhadas pelos torcedores, principalmente da França, Espanha e Portugal, mostram toda a paixão da massa, que no último sábado chamou a atenção no Camp Nou, durante jogo do Barcelona contra o Villarreal, vencido pelo Barça com dois gols de Neymar.

A futurista e superlativa Dubai, a queridinha dos sete Emirados Árabes, também se tornou ponto de parada para alguns alvinegros. Abu Dhabi, a uma hora e meia de carro, também. Muitos aproveitam a viagem ao Marrocos para conhecer outros destinos sonhados.

Apesar de estarem bem distantes do Norte da África, onde acontece a disputa, quase tanto como o Brasil, cidades que têm paisagens que impressionam pela magnitude e milhões de dólares investidos, graças ao dinheiro farto dos poços de petróleo, vêm sendo conquistadas pelo preto e branco.

Mesmo no meio de milhares de pessoas que circulam freneticamente de um lado para o outro em busca do melhor ângulo para matar de inveja os amigos no Facebook, não é difícil encontrar uma camisa do Galo. A médica veterinária Patrícia Bicalho, 47 anos, moradora do Bairro Jaraguá, em Belo Horizonte, divide a emoção de estar em um lugar megalomaníaco com o sonho de ver o Galo no posto mais alto do futebol mundial, além do contato com culturas completamente diferentes.

Antes de colocar os pés em Dubai, o mais longe que ela tinha ido era a vizinha Argentina. Nem mesmo as 14 horas de voo que separam São Paulo de Dubai a desanimaram.

“É tudo muito diferente. Estamos aliando a paixão pelo Galo com o prazer de fazer esta viagem. Jantar em pleno deserto ao som de música árabe e com camelos ao fundo é uma experiência que vai ficar marcada para sempre”, garante, animada.

Alvinegro de coração, o turismólogo Diego Lopes não poderia viver melhor momento na vida. Completou 25 anos de idade assim que pisou nos Emirados Árabes e está conhecendo um lugar que sempre imaginou.

“E ainda vou ver o Atlético voltar campeão mundial”, projeta, com empolgação. Ele é responsável por um grupo de 45 atleticanos, entre eles um bebê de sete meses, que antes de chegar a Marrakesh estão desfrutando dos prazeres de Dubai. E que prazeres.

Atrativos

A cidade oferece de tudo um pouco. Para onde quer que se olhe, o visual é de impressionar desde a chegada no gigantesco aeroporto local.

E, quando a noite cai, Dubai fica ainda mais encantadora devido aos imensos arranha-céus iluminados. Parece realmente uma viagem ao futuro ou um filme de ficção científica.

Um dos principais pontos turísticos é o edifício Burj Khalifa, com impressionantes 828 metros até o topo e um complexo magnífico ao seu redor.

Foi tudo isso que atraiu um grupo de amigos de Belo Horizonte. O motivo maior é ver o Galo campeão. “Mas aproveitamos para esticar a viagem e aproveitar dois dias aqui, por ser um lugar muito diferente de tudo que estamos acostumados”, explica o bancário Leonardo Gilber, 36 anos, morador do Bairro Palmares.

“As mega estruturas, a cultura. Tudo seduz em Dubai”, completa o comerciante Alysson Figueiredo, 35 anos, do Jardim Paquetá.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por