SALVADOR - Dezenas de torcedores que assistiram à partida entre Brasil e Itália, neste sábado na Arena Fonte Nova de Salvador, pela terceira rodada do grupo A da Copa das Confederações, exibiram mensagens políticas em cartazes durantes a execução dos hinos nacionais, algo proibido pelo regulamento imposto pela Fifa.
Uma das mensagens mais emblemáticas foi: "Não é contra a seleção, é contra a corrupção".
Debaixo da tribuna de imprensa, na altura da linha intermediária, um homem mostrava uma placa "contra a PEC 37", Proposta de Emenda à Constituição que limita a atuação do Ministério Público e confere às polícias a exclusividade nas investigações criminais.
Atrás do gol da Itália, outro torcedor exibia um cartaz com a mensagem: "Vamos para a rua mudar o Brasil". Também havia outro com a menção: "O gigante acordou: Nos somos muitos, não esquecemos, não perdoamos, nos aguarde".
Seguranças do estádio chegaram a intervir para tirar cartazes da mão de torcedores. Desdo o início da Copa das Confederações, protestos aconteceram nos arredores dos estádios para protestar contra os gastos milionários de dinheiro público para as obras da Copa do Mundo de 2014, contra a alta do preço das passagens de ônibus e para pedir melhorias nos serviços públicos. Neste sábado em Salvador, os protestos reuniram menos gente do que o esperado e até o início da partida não houve confrontos com a Polícia.