Tratado como ídolo, Levir Culpi estreia neste domingo no comando do Galo

Gláucio Castro - Hoje em Dia
27/04/2014 às 09:35.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:19
 (Vinícius Costa/AgênciaPreview/EstadãoConteúdo)

(Vinícius Costa/AgênciaPreview/EstadãoConteúdo)

O técnico Levir Culpi começa neste domingo (27), às 18h30, diante do Grêmio, em Porto Alegre, a escrever o primeiro capítulo de sua quarta passagem como treinador do Atlético. Tratado como ídolo e amuleto desde que conseguiu recolocar o Galo na Série A do Campeonato Brasileiro, em 2006, o treinador tenta agora voos mais altos no clube que o projetou ao futebol nacional.
 
Atlético e Levir sempre caminharam juntos e, desta vez, a parceria tem tudo para ser ainda mais positiva. Depois de sete anos longe do mercado brasileiro, o treinador que estava no Japão tem a chance de recomeçar a carreira no Brasil em um time recheado de talentos, como o goleiro Victor, o craque Ronaldinho Gaúcho e o atacante Diego Tardelli. Campeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro, em 1996, ele pode agora levantar o caneco da Copa Libertadores e do Brasileirão. Para o Atlético, o técnico pode representar a salvação para manter vivo o sonho do bi da Libertadores e da competição nacional, que conquistou apenas em 1971. Ele sabe que a missão não será fácil, mas topou o desafio.
 
A primeira batalha acontece esta tarde na Arena Grêmio. Apesar de o técnico Enderson Moreira ter confirmado um time misto, Levir sabe que não terá moleza pelo grupo qualificado do adversário. Além disso, a equipe que perdeu na estreia da competição e precisa da vitória esta tarde vem “mordido” após uma derrota na Libertadores por 1 a 0 na quarta-feira para o San Lorenzo da Argentina.
 
Para a estreia hoje, o maior adversário de Levir será a falta de tempo para ajeitar o time e conhecer os detalhes do elenco. Contratado na quinta-feira, ele só teve tempo de comandar os treinos antes da partida desta tarde. “O time já tem padrão. A equipe é forte. Precisamos recuperar aquele estilo de jogo do ano passado. Mas temos tudo para fazer uma grande campanha. O que eu lamento é não ter muito tempo para trabalhar, mas são coisas do futebol”, diz.
 
O Atlético foi o clube que de fato projetou Levir para o futebol brasileiro. Vindo do Guarani, Levir chegou à Vila Olímpica em 1994. Até então, o Internacional, em 1990, havia sido outro time grande que ele havia dirigido, mas a passagem acabou sendo muito rápida.
 

Depois de seu trabalho em Belo Horizonte, Levir foi para a Portuguesa, Cruzeiro e acabou contratado pela primeira vez pelo Cerezo Osaka do Japão. Quando retornou do Oriente, recebeu propostas de clubes do país trabalhando em vários deles, como São Paulo e Botafogo.


 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por