As equipes já se enfrentaram seis vezes na história da competição. Quatro vitórias foram para o time mineiro e apenas duas sobraram para os paulistas. Uberlândia e Pinheiros, terceiro e sexto colocados na classificação geral, voltam a se enfrentar hoje, às 19h, nas quadras do Poliesportivo H. Vilaboim, em São Paulo. A partida é a primeira da série melhor de cinco das quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB).
Esta será a estreia do time do Triângulo Mineiro em uma disputa pela fase classificatória do torneio, o maior do basquete no país. Em contrapartida, o Pinheiros já disputou quatro quartas em suas passagens pelo NBB.
Na atual temporada, porém, quem leva vantagem é o Uberlândia, que diante do adversário de hoje venceu os dois jogos disputados. No primeiro turno, jogando fora de casa, os mineiros venceram por 92 a 87 e no returno repetiram o feito, em casa, batendo os adversários por 91 a 87.
Apesar da superioridade do Uberlândia quando joga em casa, a equipe do Triângulo nunca passou das quartas do NBB. Nas duas temporadas anteriores, os mineiros foram eliminados por Flamengo e Brasília. Nas duas vezes pelo mesmo placar: 3 a 2.
Em contrapartida, o Uberlândia se apega aos melhores resultados. A equipe de Hélio Rubens é a que mais dá assistências, com média de 17,59 passes perfeitos por confronto. O aproveitamento dos mineiros, que venceram 25 vezes em 34 jogos disputados, é de 73,5%, contra 54,7% dos adversários, que contabilizam 22 resultados positivos.
A segunda disputa entre as equipes é na quinta-feira, às 20h, em Uberlândia. Os próximos confrontos são nos dias 4, 7 e 9 de maio.
Resultado
Na partida de domingo (28), que marcou a abertura das quartas de final do NBB, o Franca levou a melhor sobre o Bauru. Jogando no tradicional Ginásio Pedrocão, diante da torcida, os donos da casa venceram por 72 a 69 e largaram na frente por uma vaga nas semifinais.
Para sair vencedor, o Franca contou com bons desempenhos de três jogadores formados nas categorias de base da equipe: Léo Meindl, cestinha do time, com 14 pontos, Cauê Borges, autor de 13 pontos, e Lucas Mariano, que registrou 12 pontos.