Valcke diz aceitar Copa no Catar com apenas 8 sedes

AE-AP
03/05/2013 às 10:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:22

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, minimizou as discussões sobre o número de sedes que receberão os 64 jogos da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O país sugeriu apenas oito, enquanto a Fifa queria 12.

"Há uma discussão sobre o número. Seremos pragmáticos e vamos encontrar o número adequado", afirmou Valcke, nesta sexta-feira. Ele prevê que o número total de sedes ficará entre 8 e 10 e serão definidas até 2018.

Previsão inicial de investidores dos Estados Unidos apontavam um gasto estimado de US$ 95 bilhões para a construção de estádios em 12 sedes no Catar. O alto valor, acima dos orçamentos dos Mundiais anteriores, foi atribuído às características mais modernas dos estádios, que devem ter poderosos sistemas de ar-condicionado para amenizar o calor. As temperaturas podem alcançar os 50ºC no Catar na época em que será disputada a Copa.

Para Valcke, a redução do número de sedes se deve mais ao tamanho do país do que ao custo do orçamento. "Eu não vejo o Catar com interesse para ter 12 estádios. É uma questão que pode ser vista como apenas de orçamento, mas não acho que seja o ponto principal. Com menos estádios, você poderá fazer algo mais bonito", comentou.

Os Mundiais anteriores ao do Catar, a serem sediados no Brasil (2014) e na Rússia (2018), contarão com 12 sedes. Na África do Sul, em 2010, somente nove cidades receberam jogos (em dez estádios, dois deles em Johanesburgo).
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por