O Valencia agiu rápido e apenas dois dias depois de demitir o técnico Mauricio Pellegrino, após a goleada sofrida diante da Real Sociedad, por 5 a 2, no último sábado, já anunciou seu substituto. Trata-se de Ernesto Valverde, de 48 anos, que estava no Olympiakos até o fim da última temporada, quando venceu o Campeonato Grego.
A confirmação do novo nome aconteceu nesta segunda-feira, dois dias antes do último compromisso do Valencia na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Na quarta, a equipe espanhola, já garantida nas oitavas de final, enfrenta o Lille, fora de casa, no confronto que deve marcar a estreia de Valverde no clube.
Antes de chegar ao Valencia, Valverde foi técnico do Athletic Bilbao até 2005. Depois, acertou com o Espanyol, com o qual chegou à decisão da Liga Europa de 2007, sendo batido nos pênaltis pelo Sevilla. De lá, foi para a Grécia, para o Olympiakos, e só deixou o país para uma rápida passagem pelo Villarreal, em 2009.
Mesmo com a boa campanha na Liga dos Campeões, com 10 pontos em cinco partidas, Mauricio Pellegrino não resistiu à má fase no Campeonato Espanhol. A equipe é apenas a 12.ª colocada na competição e antes da derrota de sábado já havia sido goleada na rodada anterior, diante do Málaga, por 4 a 0.
http://www.estadao.com.br