O Vasco venceu o primeiro clássico do Campeonato Carioca. Neste domingo, fez 1 a 0 no Botafogo, escalado com jogadores reservas, no estádio do Maracanã, pela quinta rodada da competição. A equipe de São Januário alcançou uma boa sequência de vitórias e apesar de ter sido um jogo difícil, como era esperado para um clássico, foi bem superior durante todo o tempo e mereceu vencer.
Com o resultado, o Vasco chegou à segunda colocação do Estadual com 11 pontos, enquanto que o Botafogo, com 5, se afastou ainda mais dos líderes do campeonato e se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento.
O primeiro tempo foi muito fechado, com as duas equipes marcando forte. E as principais jogadas de ataque foram do Vasco. A primeira oportunidade ocorreu aos 26 minutos. Marlon subiu na ponta esquerda e rolou a bola para Felipe Bastos. O meia bateu colocado no ângulo, mas o goleiro Renan salvou com a ponta do dedo.
Aos 34 minutos, os vascaínos trocaram passes na intermediária botafoguense. Edmílson recebeu a bola, cortou o zagueiro e chutou forte para mais uma defesa de Renan. Durante a primeira etapa, os jogadores do Botafogo não conseguiram criar boas jogadas de ataque e, com isso, o goleiro Martín Silva não correu riscos.
O segundo tempo também começou sem muitas emoções. O primeiro lance ofensivo ocorreu aos 12 minutos, quando Alex sofreu uma falta dura perto da área do Vasco. Gegê bateu à meia altura no canto e Martín Silva pulou para fazer uma grande defesa.
O Botafogo continuou tomando as iniciativas. Aos 27 minutos, Alex Santos cruzou da linha de fundo e Elias, sem marcação, cabeceou sobre o gol. Foi a melhor chance do time de General Severiano até então. Em seguida, o Vasco reagiu e foi fatal. O atacante Edmílson alçou a bola na área e Thalles ganhou a dividida com Anderson, de forma duvidosa, e pôs o time cruzmaltino à frente do placar.
O Vasco voltou a levar perigo ao Botafogo. Aos 35 minutos, a bola foi levantada na área, Renan saiu mal e o zagueiro Rodrigo cabeceou ao lado do goleiro. O Botafogo tentou reagir. Aos 38, Wallyson recebeu na esquerda, invadiu a área e chutou com perigo, mas parou em uma grande defesa de Martín Silva.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 0 BOTAFOGO
VASCO - Martín Silva; Luan, Rodrigo e Marlon; Aranda, Guiñazú, Fellipe Bastos (Thalles) e Bernardo (Pedro Ken); William Barbio e Edmílson (Danilo). Técnico: Adilson Batista.
BOTAFOGO - Renan; Alex, Dankler, André Bahia e Anderson; Fabiano, Rodrigo Souto, Renato (Daniel) e Gegê (Henrique); Octávio (Wallyson) e Elias. Técnico: Eduardo Hungaro.
GOL - Thalles, aos 28 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Aranda, Martín Silva e Guiñazu (Vasco); Alex (Botafogo).
ÁRBITRO - Rodrigo Carvalhaes de Miranda.
RENDA - R$ 351.540,00.
PÚBLICO - 13.083 pagantes.
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
http://www.estadao.com.br