A chave principal do Torneio de Florianópolis, que entrou no calendário do circuito da WTA nesta temporada, foi sorteada neste sábado e definiu que Venus Williams enfrentará em sua estreia a croata Mirjana Lucic, atual 110.ª colocada do ranking mundial. Ex-tenista número 1 do mundo e atual 21.ª, a norte-americana será a principal cabeça de chave da competição na capital catarinense.
Venus, por sinal, participou diretamente do sorteio deste sábado, na sala de imprensa montada para o evento, e ajudou a definir os confrontos do torneio cuja chave principal terá início neste domingo, a partir das 15 horas.
Embora seja a grande favorita ao título de uma competição que não contará com as principais tenistas da atualidade, Venus evitou mostrar muita confiança e admitiu que o tipo de quadra do WTA de Florianópolis não é o seu preferido.
"As quadras estão lentas. Eu prefiro jogar em quadras rápidas, mas hoje em dia todas as quadras são mais lentas, então eu aprendi a jogar desse jeito. Aqui também tem outras tenistas bastante talentosas e não vai ser fácil ganhar. Vou precisar jogar o meu máximo para conseguir ser campeã", afirmou Venus Williams, que, ao ser questionada sobre um possível encontro em Florianópolis com o catarinense Gustavo Kuerten, respondeu: "Claro que eu adoraria encontrar o Guga. Ele fez muito para o tênis brasileiro. Sei que ele mora aqui e isso deve ser uma das razões para este torneio ser realizado aqui".
O WTA de Florianópolis contará com a presença de quatro brasileiras, sendo a principal delas Teliana Pereira. Atual tenista número 1 do País e 156 do mundo, ela estreará contra a alemã Tatjana Malek, a 108.ª colocada do ranking.
As outras brasileiras na disputa serão Paula Gonçalves, Maria Fernanda Alves e Beatriz Haddad Maia, todas convidadas pelos organizadores do torneio brasileiro, cuja cabeça de chave número 2 será a casaque Yaroslava Shvedova, que estreará contra a húngara Melinda Czink.
http://www.estadao.com.br