Um dos principais dirigentes do esporte chinês foi demitido nesta quinta-feira (16) do seu cargo no governo federal em meio a uma investigação sobre corrupção, poucas semanas antes de Pequim participar da votação que escolherá a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
O Conselho de Estado anunciou através do Ministério de Recursos Humanos que Xiao Tian deixou o cargo de vice-ministro da Administração Geral do Esporte da China. Ele foi colocado sob investigação em junho por possível envolvimento em corrupção.
Xiao Tian foi vice-presidente do Comitê Olímpico Nacional da China. Ele também foi eleito em setembro passado como um dos três vice-presidentes da Federação Internacional de Basquete.
Pequim está competindo contra Almaty, no Casaquistão, pelo direito de sediar os Jogos de 2022. A votação do Comitê Olímpico Internacional será realizada em 31 de julho, em Kuala Lumpur, na Malásia.
O porta-voz da comissão de candidatura de Pequim, Wang Hui, disse no final de junho que a investigação sobre Xiao Tian não afetaria a candidatura olímpica.
http://www.estadao.com.br