(LLUIS GENE)
O Barcelona informou na tarde desta quinta-feira (27) que o goleiro Victor Valdés será operado na próxima segunda, em Augsburgo, na Alemanha. Ele rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, durante o jogo de quarta, contra o Celta, e deve ficar cerca de seis meses afastado do futebol, desfalcando o clube catalão e a seleção espanhola.
O cirurgião responsável pelo procedimento será o alemão Ulrich Boenisch, o mesmo que operou na semana passada o atacante espanhol Jesé, do Real Madrid. E o médico do Barcelona, Ricard Pruna, também vai acompanhar a cirurgia de segunda-feira em Augsburgo.
Por causa da grave lesão sofrida ainda no primeiro tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Celta, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, Valdés corre o risco de não jogar mais pelo Barcelona. No ano passado, ele já tinha avisado que deixará o clube no final desta temporada, em maio, quando acaba seu contrato.
Aos 32 anos, Valdés é o reserva imediato de Casillas na seleção espanhola. Mas, com a cirurgia, não poderá disputar a Copa do Mundo, entre junho e julho, no Brasil, o que deve abrir espaço para a entrada de De Gea, do Manchester United, no grupo do técnico Vicente del Bosque. No Barcelona, o novo titular é Jose Manuel Pinto, veterano de 38 anos que já disputou 15 jogos nesta temporada.