(FELIPE OLIVEIRA)
O Vitória tem tudo para ser o campeão simbólico do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um excelente primeiro tempo, venceu o Santa Cruz por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, no Barradão, em Salvador, e comemorou com a sua torcida. Os gols foram marcados logo no início do jogo, com Escudero e Elton. Luisinho descontou na etapa final para o time pernambucano.
Com 37 pontos, o Vitória está na liderança e só não conseguirá o título caso o América, que tem a mesma pontuação e o mesmo número de vitórias, derrote o Botafogo, neste sábado (15), por mais de dois gols de diferença, tirando a diferença do saldo de gols: 13 a 11. Por sua vez, o Santa Cruz, que não contou com uma boa noite de Grafite, ficou em sétimo lugar, com 28 pontos.
O time baiano começou o jogo como um rolo compressor e logo aos quatro minutos abriu o placar. Rhayner foi lançado dentro da área e acabou derrubado por Neris. Na cobrança do pênalti, Escudero bateu com muita categoria e balançou as redes.
Com grande pressão, aos sete minutos o Vitória ampliou o placar com Elton. Após cruzamento, ele subiu mais que todo mundo e testou com força para o gol de Tiago Cardoso. A blitz baiana era grande e o visitante estava muito perdido em campo. Não conseguia sair para o jogo.
A resposta do Santa Cruz ocorreu aos 34 minutos, com Lelê, num lance que seria antológico se tivesse sido convertido em gol. Após rápida jogada, ele viu o goleiro Gatito adiantado e tentou por cima, mas a bola saiu raspando o travessão. Grafite não teve um bom desempenho no primeiro tempo, sendo flagrado diversas vezes em impedimento.
O Santa voltou com uma alteração para o segundo tempo: saiu Vitor e entrou Luisinho. Além do jogador, a postura também era diferente. E, aos 11 minutos, Luisinho conseguiu descontar. Após cruzamento, ele apareceu livre no segundo pau e testou para o fundo das redes.
A resposta baiana foi com Escudero, cinco minutos depois, numa cobrança de falta, na qual ele bateu com muita categoria e acertou a trave.
O cenário do jogo até o final foi o mesmo: o Santa Cruz com posse de bola, buscando espaços na defesa do Vitória, que, bem fechado, tentava sair no contra-ataque. Melhor para os baianos, que "colocaram a mão" no título simbólico do primeiro turno da Série B.
O Santa Cruz volta a jogar na próxima sexta-feira, contra o Macaé, às 21h30, em Recife, enquanto o Vitória enfrenta o Sampaio Corrêa, em São Luís, no dia 22, às 16h30.
FICHA TÉCNICA:
VITÓRIA 2 x 1 SANTA CRUZ
VITÓRIA - Gatito Fernandez; Diego Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Marcelo Mattos, Flávio, David (Jorge Wagner) e Escudero; Elton (Robert) e Rhayner (Marcelo). Técnico - Vágner Mancini.
SANTA CRUZ - Tiago Cardoso; Vítor (Luisinho), Neris, Danny Morais e Marlon; Wellington, Bruninho (Moradei), Lelê e João Paulo; Anderson Aquino e Grafite (Daniel Costa). Técnico - Marcelo Martellote.
GOLS - Escudero, aos quatro, e Elton, aos sete minutos do primeiro tempo; Luisinho, aos dez minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Leandro Bizzio Marinho (SP).
CARTÕES AMARELOS - Diego Mateus, Gatito Fernandez e Escudero (Vitória); Luisinho, Neris, Danny Morais, Bruninho, João Paulo e Grafite (Santa Cruz).
RENDA - R$ 349.854,00.
PÚBLICO - 15.739 torcedores.
LOCAL - Estádio do Barradão, em Salvador (BA).