(Marcelo Prates/Hoje em Dia)
O Sada/Cruzeiro é a única equipe mineira que começará a temporada 2013/14 sem tempo para descansar. Com o calendário apertado, o time disputa competições simultaneamente. O desafio será bem aproveitado, já que o objetivo é usar o Campeonato Mineiro, com estreia na sexta-feira, diante da equipe de Juiz de Fora, como preparação para o Mundial de Clubes, em outubro.
Além disso, durante a competição internacional, o grupo já terá estreado na Superliga Masculina de Vôlei. Ao todo, serão 11 jogos antes do Mundial, o que, segundo o técnico Marcelo Mendez, proporcionará boa rodagem e entrosamento aos jogadores. “Na estreia do Mundial, teremos feito sete partidas da Superliga e quatro do Mineiro. Vamos jogar amistosos também com os times que virão se aclimatizar antes do Mundial. Vamos aproveitar tudo para entrosar mais, porém não consideramos apenas ‘treino’. Sabemos da importância do Estadual e do Nacional e estamos muito focados”, ressalta.
A temporada será mesmo pesada, já que o Mundial de Clubes de 2014 acontecerá em maio, três semanas após o término da atual Superliga. A data foi alterada para que o torneio nacional passe a ocorrer sem interferir nas demais competições dos países participantes.
Campeonato Mineiro
Já o Campeonato Mineiro será disputado por cinco equipes neste ano. Além de Cruzeiro e Vivo/Minas, favoritos ao título, os times do interior marcarão presença. O UFJF, de Juiz de Fora, disputa a segunda edição, enquanto o Pirapora estreia no certame. Também da capital, o Olympico Club participará. A disputa tem início na sexta-feira, às 19h, com UFJF x Cruzeiro.
Atual tricampeão da competição, o time celeste vai à Zona da Mata com elenco completo pela primeira vez, o que inclui os selecionáveis Éder, William, Wallace e Isac.
Já o Minas estreia no dia 4 de setembro, diante do Pirapora, com uma equipe muito renovada. De novidade, os torcedores terão o retorno do ponta Maurício Borges, e o central sérvio Novica Bjelica, Rapha, Léo Mineiro, Piá, João Rafael e Franco. Os remanescentes são o levantador Marcelinho, o ponteiro Lucas Lóh, os centrais Henrique e Otávio, o oposto Filip e o líberos Lukinha.
A equipe de Pirapora, por sua vez, é formada, na verdade, pelo novo time de Montes Claros. No entanto, antes de oficializar a mudança de Goiás para o Norte de Minas, o Monte Cristo já havia confirmado participação na competição mineira defendendo a cidade de Pirapora. Na Superliga, jogarão como Montes Claros Vôlei.