O tênis brasileiro conheceu nesta terça-feira a cidade que receberá o seu retorno à elite da Copa Davis. A Associação de Tênis dos Estados Unidos anunciou que Jacksonville, na Flórida, será o palco do confronto entre a equipe norte-americana e o Brasil, válido pela primeira rodada do Grupo Mundial de 2013, que será disputado entre os dias 1º e 3 de fevereiro.
O duelo será realizado na Jacksonville Veterans Memorial Arena, com capacidade para aproximadamente 13 mil pessoas. O piso da quadra para o duelo com o Brasil ainda não foi anunciado pelos Estados Unidos e pelo capitão da equipe, o ex-jogador Jim Courier.
"Não há nada como jogar a Copa Davis em seu país e Jacksonville será uma excelente sede quando receber o Brasil no ano que vem", disse Courier, que conduziu a equipe até as semifinais da Davis neste ano. "Ficamos muito felizes por disputar uma partida em casa. Esta pode ser uma grande oportunidade para jogadores como John (Isner), Sam (Querrey) e Ryan (Harrison) experimentar a vantagem de decidir em casa pela primeira vez em suas carreiras da Copa Davis".
O confronto entre Estados Unidos e Brasil será o quinto entre os países na Davis e os norte-americanos estão em vantagem de 3 a 1, tendo vencido o último, em 1997, na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, por 4 a 1. Os norte-americanos também têm excelente retrospecto como mandante. A equipe soma 109 vitórias e apenas 16 derrotas, além de ter triunfado nos seis confrontos que disputou na Flórida.
O Brasil não disputa o Grupo Mundial da Copa Davis desde 2003. O retorno do País à elite do torneio foi garantido com a vitória por 5 a 0 sobre a Rússia, em setembro, na cidade de São José do Rio Preto. Naquela oportunidade, Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e os duplistas Marcelo Melo e Bruno Soares entraram em quadra pela equipe.