(Guilherme Guimarães)
A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) confirmou na tarde desta sexta-feira (5) o nome dos convocados para os amistosos com a Coreia do Sul e o Japão, nos dias 12 e 16 de outubro. O nome do meia-atacante Arrascaeta aparece na lista do técnico Óscar Tabárez e, por isso, uma das estrelas do Cruzeiro corre sérios riscos de não jogar às finais da Copa do Brasil nos dias 10 e 17 de outubro, contra o Corinthians.
Segundo apurou o Hoje em Dia, o Cruzeiro ainda não recebeu uma resposta oficial da AUF, que há semanas foi contatada pelo Cruzeiro, e pelo próprio Arrascaeta, com um pedido de desconvocação do camisa 10 dos compromissos da próxima Data-Fifa. O nome do meio-campista havia sido citado na pré-lista convocatória para os jogos na Ásia, e por isso a solicitação por parte da Raposa.
Ainda de acordo com a reportagem, a diretoria do Cruzeiro segue na luta para conseguir a liberação de seu principal jogador, considerado imprescindível para o técnico Mano Menezes.
Tão importante que o presidente Wagner Pires de Sá tentaria até uma conversa com um Chefe de Estado para ter o seu camisa 10 em campo contra o Corinthians.
“Pra nós é sacrificante, teria que ter a compreensão dos uruguaios. Sei que todo jogador quer pertencer à sua Seleção, mas será um grande desfalque se isso acontecer (confirmação da convocação). Se eu pudesse, pediria ao presidente do Uruguai (à desconvocação de Arrascaeta”, disse Wagner Pires de Sá, presidente do Cruzeiro.
Apesar da espera pela resposta da AUF a respeito da possibilidade de ter Arrascaeta contra o Corinthians, vale lembrar que o camisa 10 deixou o gramado do Mineirão no jogo contra o Boca Juniors com dor muscular. Fato também que poderia, caso confirmada uma lesão, impedi-lo de atuar contra o Timão.
Diferenças
O detalhe que chama a atenção é que o volante Carlos Sánchez, do Santos, também incluído anteriormente na pré-convocação, conseguiu liberação da lista final. O Santos havia solicitado a desconvocação do uruguaio para que ele tivesse condição de jogar o clássico com o Corinthians, no dia 13 de outubro.
No caso de Carlos Sánchez, o Hoje em Dia apurou que o próprio jogador fez o pedido de desconvocação, somado à solicitação do próprio Santos. Por isso o nome do meio-campista foi tirado da lista final, já que constava na pré-lista.
Arrascaeta vive situação diferente, pois teve o seu nome na pré-lista, e mesmo com o pedido para não ser chamado para os compromissos, seguiu na convocatória de Óscar Tabarez.
Atualizada às 16h47*