Com um grupo renovado, a seleção brasileira feminina de vôlei enfrentou neste sábado o seu mais duro teste neste novo ciclo olímpico. Mesmo assim, conseguiu vencer a antiga rival Rússia, por 3 sets a 2, em Campinas (SP), pelo Grand Prix, e manteve a sua invencibilidade na temporada, agora com 14 vitórias em 14 jogos. Para o técnico José Roberto Guimarães, foi bom ver o time reagir positivamente quando estava sob pressão diante das russas.
"A Rússia tem uma recepção diferente dos outros times. Isso atrapalhou nossa relação com o saque. Conseguimos nos ajustar a isso no segundo set. Além disso, elas têm atacantes muito fortes, com grande potencial de ataque. Aos poucos, nos adaptamos ao time delas, conseguimos uma boa recepção e isso melhorou nosso desempenho. Quando não conseguimos quebrar o passe da Rússia, fica muito difícil jogar. Uma partida como essa é muito importante para acostumar o grupo a jogos difíceis e com pressão", avaliou Zé Roberto, após a vitória.
Agora, o Brasil já soma duas vitórias no Grand Prix - ganhou também da Polônia no dia anterior, por 3 sets a 1 - e volta a jogar neste domingo, diante dos Estados Unidos, a partir das 10 horas, novamente em Campinas, no interior de São Paulo. "Será mais um jogo difícil. O nosso time é forte quando todo mundo é acionado. Se olhar nossa pontuação e comparar com a Rússia e a Polônia, nossos pontos são mais distribuídos. Assim conquistamos as vitórias neste ano. As americanas são mais aplicadas taticamente que os outros times, têm padrão na defesa, no posicionamento, não arriscam qualquer bola", avisou Zé Roberto.
Diante das russas, o destaque brasileiro foi novamente a ponteira Fernanda Garay, que terminou com 22 pontos. "Esperávamos um jogo difícil como esse. No primeiro set tivemos um pouco de dificuldades e erramos muito. Isso não pode acontecer. No entanto, o importante é que saímos com a vitória. Algumas meninas estão jogando pela primeira vez pela seleção adulta em casa. Essa experiência será muito importante para elas no futuro e, consequentemente, para o nosso time", disse a jogadora.
http://www.estadao.com.br