Hospital de campanha e centros de saúde estarão abertos neste sábado e domingo
Desde o começo do ano, Minas conta com mais de 1 milhão de pessoas diagnosticadas com dengue (Amira Hissa/ PBH)
A epidemia de dengue, que pode ser a maior já enfrentada em Belo Horizonte, obrigou novas ações de assistência à população, que lota unidades de saúde em busca de socorro. Após o início de operação do hospital de campanha, mais centros de saúde estarão abertos neste fim de semana. Até o momento, já são 8,8 mil casos e sete mortes na capital.
Os locais de atendimento serão ampliados a partir deste sábado, com 16 centros de saúde abertos – semana passada eram 13 – para receber pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. Treze funcionarão das 7h às 22h e os outros três das 7h às 19h. Segundo a prefeitura, os horários poderão ser estendidos se necessário.
Devem procurar os centros de saúde as pessoas que apresentarem febre, dores musculares, de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações, manchas vermelhas na pele, náuseas ou vômitos. Veja a relação de postos abertos:
Também neste fim de semana já estará em funcionamento o hospital de campanha, na regional Norte. O atendimento será 24 horas por dia. Na mesma estrutura há uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), para a hidratação venosa de pacientes que precisam ficar internados.
Os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAA) – clique aqui e veja a relação – manterão os atendimentos durante todo o fim de semana. As unidades Barreiro e Venda Nova estão com o horário ampliado, prestando assistência 24 horas por dia.
Além disso, estão abertas outras duas URVs na cidade, uma no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, e que atende crianças. As duas implementações foram feitas em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas (Fhemig) e também atendem 24 horas por dia.
Vacina contra a dengue
A vacinação de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue será mantida neste sábado, das 8h às 17h. As dos[/TEXTO]es serão disponibilizadas nos Centros de Saúde Tirol (Barreiro), Carlos Chagas (Centro-Sul), Vera Cruz (Leste), São Paulo (Nordeste), Santos Anjos (Noroeste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste), São Francisco (Pampulha) e Jardim Europa (Venda Nova). Já na segunda-feira (4) as doses voltarão a ser ofertadas nos 152 centros de saúde.
Para receber o imunizante é necessária a presença dos pais ou responsáveis. É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e cartão de vacina.
Leia mais: